Insira o planejamento financeiro na sua rotina – veja dicas

A ausência do planejamento financeiro pode ser um fator impeditivo para muitas conquistas pessoais. Veja dicas para direcionar o seu plano!

O planejamento financeiro é fundamental na sua rotina 

A ausência do planejamento financeiro pode ser um fator impeditivo para muitas conquistas pessoais, por isso, é uma questão que precisa de atenção.

Conforme uma pesquisa feita pela Serasa, muitos dos cidadãos endividados atualmente relatam que não possuem, nem nunca fizeram, nenhum tipo de reserva de emergência. 

No entanto, muitas dessas pessoas entrevistadas informaram que possuem algum grau de arrependimento quanto a ausência de um planejamento financeiro. Esse tipo de situação demonstra a importância da educação financeira na rotina de todos. 

E para os endividados?

No entanto, ainda que a sua situação financeira esteja negativa, é possível elaborar um planejamento financeiro e direcionar etapas para que consiga alcançar suas metas pessoais. 

Uma reserva de emergência pode ser feita independentemente do valor de sua renda. Isso porque é necessário que você direcione algum valor mensal para essa finalidade, ainda que seja um valor relativamente baixo, embora especialistas recomendem que você possua ao menos seis vezes o valor de sua renda numa reserva.

Sabemos que uma pessoa endividada pode ficar aquém de suas metas pessoais por conta da ausência de planejamento financeiro. No entanto, é possível iniciar um planejamento financeiro, ainda que sua situação financeira esteja negativa, de maneira que direcione os seus objetivos. 

O que pode ser feito no momento atual para gerar economia?

Assim sendo, você poderá verificar possíveis ações para que você modifique seus hábitos que, posteriormente, irão modificar a sua relação com o dinheiro, ainda que o resultado seja perceptível apenas em longo prazo.

Por isso, um planejamento financeiro pessoal requer uma análise sobre seus hábitos para que você possa verificar quais hábitos dentro da sua rotina podem ser modificados. Sendo assim, separe seus custos fixos e seus custos variáveis para que tenha clareza sobre quais hábitos de consumo podem ser revistos.

Aplicativos podem ajudar no controle financeiro

Além disso, você pode realizar esse controle através de um aplicativo de finanças ou por meio de uma ferramenta própria para planejamentos, como o Trello, por exemplo, inserindo os seus gastos de rotina. Dessa maneira, após elaborar um planejamento sobre a sua rotina, você poderá verificar possíveis trocas viáveis financeiramente.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária. Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de excelente qualidade com total isenção de tarifas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.