Inep encerra período de inscrição para o Encceja PPL 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) finaliza nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, o período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e aos Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de Liberdade (Encceja PPL) 2022.

Desse modo, os responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional ou socioeducativa poderão inscrever os interessados até hoje. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio deste site do Inep.

Além disso, o prazo para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também termina nesta sexta (5). Essas solicitações também deverão ser feitas pelos responsáveis pedagógicos. O Inep deve liberar os resultados dos pedidos a partir do dia 10 de agosto.

A participação no Encceja é voluntária. De acordo com as regras do MEC, para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. 

Provas

O Inep vai aplicar as provas do Encceja PPL nos dias 18 e 19 de outubro. Segundo o edital, a aplicação do exame acontecerá dentro das unidades participantes.

Além da redação, a avaliação contará com quatro provas objetivas, compostas por 30 questões cada. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito. 

Nesse sentido, aqueles que buscam a certificação de Ensino Fundamental responderão uma prova de Ciências Naturais e Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia. Já os inscritos para o Ensino Médio farão uma prova de Ciências da Natureza e Matemática, Redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

O Inep ainda não informou a data de divulgação do resultado final do Encceja PPL 2022. Acesse o edital do Encceja PPL para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFPI abre período de inscrição do Processo Seletivo Específico EAD 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.