Inep abre período de inscrição do Celpe-Bras 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira, dia 26 de julho, o período de inscrição para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2022. 

Conforme o cronograma, as inscrições para o Celpe-Bras 2022 serão recebidas até o dia 6 de agosto.

Os interessados deverão se inscrever on-line, por meio do site do Celpe-Bras. Os estrangeiros interessados em solicitar o Atendimento Especializado ou atendimento por Nome Social poderão enviar os pedidos no momento da inscrição.

De acordo com o edital, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 9 de agosto para confirmar a inscrição. O edital indica ainda que o valor da taxa de inscrição pode variar, sendo no máximo R$ 247,58 para os Postos Aplicadores no Brasil e no máximo US$ 115 para Postos Aplicadores no exterior.

A aplicação das provas está marcada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, conforme a seguinte distribuição:

  • Aplicação da Parte Escrita: 18 de outubro, pela manhã;
  • Aplicação da Parte Oral: 18 de outubro, pela tarde;
  • Aplicação da Parte Oral: 19 e 20 de outubro, pela manhã e tarde.

A data de publicação do resultado final do Celpe-Bras 2022 ainda não foi informada pelo Inep. O órgão deve definir e divulgar a data posteriormente.

Sobre o Celpe-Bras

Celpe-Bras é um exame que certifica a proficiência da Língua Portuguesa para estrangeiros. Nesse sentido, o exame se fundamenta na ideia de proficiência como uso adequado do língua para desempenhar atividades no mundo.

Na prova, a qualidade do desempenho do participante é analisada de acordo com o seu nível, com base em aspectos textuais e discursivos. Os principais aspectos discursivos observados no exame são: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Acesse o edital do Celpe-Bras 2022 na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SiSU 2022/2: prazo para convocações da Lista de Espera começa nesta segunda (25); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.