Como incluir um novo hobby na rotina?

Para incluir um novo hobby na rotina, muitas vezes, precisamos dar uma “pausa” em tudo para poder pensar com atenção sobre o assunto. Afinal, a rotina corrida e a carga de atividades diárias podem atrapalhar na hora de construir um momento só nosso.

Porém, é importante ter em mente que um hobby pode ser muito importante para nós. Ele é, antes de qualquer coisa, uma prática de autocuidado. Isso porque ele é feito por puro prazer, e não por ser uma obrigação. Assim, damos margem para os benefícios que esse tipo de atividade pode promover, como é o caso de diminuir o estresse depois de um dia corrido ou distrair e descansar a mente.

Portanto, com caneta e papel na mão, veja as dicas que trouxemos para lhe ajudar nessa tarefa de incluir um hobby em sua rotina. Confira!

Como incluir um novo hobby na rotina?

Antes de qualquer coisa, você pode incluir um novo hobby na rotina de uma forma gradual, sem querer “forçar” a situação. Isto é, lembre-se de que a nossa rotina é feita com muitos hábitos instaurados, e querer mudar tudo da noite para o dia pode ser desgastante e infrutífero em algumas circunstâncias.

Vamos supor que você quer incluir um hobby na sua rotina diária, mas precisaria mudar muitos hábitos para atingir esse resultado. Que tal começar, a cada semana, a incluir o hobby em 30 minutos de um dia? Por exemplo, nesta semana você inclui 30 minutos do hobby na sexta. Depois, na semana seguinte, pratica o hobby na sexta e na quarta. E assim por diante.

Essa inclusão gradativa pode facilitar na hora de você construir uma rotina estruturada e que respeite o seu hobby. Faça o teste. 🙂

Além disso, outras ações também podem ser pertinentes. São elas:

1. Tenha uma visão geral da sua rotina

Avaliar a sua rotina de trabalho e estudos, hoje, pode ser um bom ponto de partida. Assim você entenderá o que ocupa o seu tempo e em qual momento, e poderá colocar na ponta do lápis o horário disponível para cada tarefa.

Pense sobre como você tem investido o seu tempo em atividades que podem ser substituídas também. É o caso de assistir TV por assistir, sem propósito, por exemplo. Você pode cogitar substituir esse tempo pelo seu novo hobby. Porém, para ter essa visão, é necessário pensar sobre a sua rotina atual.

2. Encontre as brechas interessantes

Além de analisar o que pode ser remanejado, como no exemplo da televisão, descubra quais são as brechas que você tem na sua rotina. Será que há momentos de tédio que você sequer tinha se dado conta antes? Verifique essa possibilidade.

3. Se a rotina está sobrecarregada, considere rever algumas coisas

Se você perceber que não há o menor tempo para incluir um hobby na sua rotina, pois seu dia a dia está sobrecarregado, considere rever isso. Será que o escopo de trabalho está muito pesado? Será que existem atividades que podem ser delegadas a terceiros? Analisar a situação dessa forma pode lhe ajudar a encontrar um espaço para o hobby na sua rotina. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.