Como incentivar uma postura crítica nos colaboradores?

Se você quer incentivar uma postura crítica nos colaboradores, é porque sabe que esse tipo de ação é imprescindível para o crescimento do time, certo?

Porém, nem sempre sabemos por onde começar, não é mesmo? Justamente por isso que fizemos este conteúdo.

Neste texto, você verá uma série de práticas simples que poderão incentivar os seus funcionários. Continue lendo e saiba mais.

Como incentivar uma postura crítica nos colaboradores?

Para incentivar uma postura crítica nos colaboradores você precisa ficar atento às subjetividades de cada um. Dito de outro modo, você não pode usar fórmulas prontas para incentivar o seu grupo de colaboradores. É necessário avaliar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, trabalhando as suas ações em cima disso.

Tenha isso em mente e considere as nossas sugestões abaixo:

1. Dê feedbacks construtivos

Os feedbacks construtivos precisam ser bem recorrentes. Por meio deles você consegue apontar o que deve ser melhorado e quais os melhores caminhos para isso. Além disso, pode enaltecer as ações positivas dos colaboradores.

Essa sua visão crítica sobre a atuação deles pode ajudá-los a entender como a criticidade pode ser benéfica. Além de que você mesmo pode solicitar o ponto de vista deles durante os feedbacks, instigando-os a pensar mais sobre a própria atuação.

2. Questione os seus colaboradores

Durante o desenvolvimento de projetos e trabalhos, questione os seus colaboradores sobre o ponto de vista deles. Se disserem algo como “tanto faz”, aprofunde as suas perguntas. Vá instigando a criticidade à medida que vocês vão discutindo as ações que vêm sendo tomadas.

Não permita que essas reflexões morram. Procure sempre enaltecer a importância de se questionar e de pensar sobre o que tem sido feito.

3. Não dê todas as respostas prontas

Cuidado para não cair no erro de dar todas as respostas prontas. Você deve permitir que os seus colaboradores pensem um pouco por si só. Afinal, como incentivar uma postura crítica nos colaboradores se você está sempre dando atalhos e repostas rápidas e “mastigadas”? Pense sobre isso.

4. Tracem metas e objetivos em conjunto

Tracem metas em reuniões e em conversas recorrentes. Isso pode ajudar os colaboradores a falarem mais sobre o que pensam e como pensam. Além de abrir caminho para que possam criticar positivamente alguns objetivos, trazendo outras ideias à tona.

Sem essa conversa e sem essa reunião para traçar metas, eles apenas cumprirão com as obrigações e não questionarão nada. Tampouco irão sugerir alguma coisa relevante. Por isso, abra caminho para que as metas sejam traçadas em conjunto.

5. Reconheça a proatividade de cada um

A proatividade também deve ser reconhecida. Enalteça as atitudes benéficas que os seus colaboradores têm no ambiente de trabalho. Isso fará com que os outros colegas também se sintam instigados a agir mais proativamente e de forma mais crítica e ativa.

Logo, aos poucos você vai estabelecendo essa cultura de ter um olhar e uma postura crítica para com as situações cotidianas. E no longo prazo isso gera uma equipe mais engajada e bem-sucedida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.