Incêndios no Pantanal e na Amazônia: partido Rede pede que Governo Federal apresente plano de atuação

O partido defende que o plano deve conter medidas de controle ou mitigação dos incêndios em ocorrência e também de prevenção de outros resultados dessa proporção

A Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte determine ao governo federal, entre outros pontos que apresente, no prazo de 10 dias, um plano de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF-743) foi distribuída ao ministro Marco Aurélio.

O partido defende que plano deve conter medidas efetivas e concretas de controle ou mitigação dos incêndios em ocorrência e também de prevenção para que outras devastações dessa proporção não aconteçam. 

Gestão ambiental

De acordo com o partido, deve ser reconhecido o “estado de coisas inconstitucional” da gestão ambiental brasileira decorre de condutas comissivas e omissivas do Poder Público no tratamento da questão, principalmente nos dois biomas mencionados, que ofendem o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à proteção constitucional à vida, à saúde e à integridade física.

Esvaziamento do MMA

Ao sustentar que há uma atuação estruturada para o esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, o partido argumenta que a auditoria anual das contas do órgão mostra que a pasta executou, em 2019, somente uma pequena parcela do orçamento para promover programas de mudança do clima e conservação da biodiversidade e não lançou editais para pesquisa nessas áreas. 

Da mesma forma, o partido alega que, apesar da gravidade das denúncias e com a urgência que a questão demanda, o presidente Jair Bolsonaro minimiza a crise, com o argumento de que o fogo é gerado, principalmente, por causas naturais, acusa os indígenas de darem início aos focos de incêndio e critica a atuação de organizações não governamentais. 

No entanto, os relatórios apresentados por instituições ambientais, apontam que a principal fonte dos incêndios é a atuação, normalmente criminosa, com vistas à obtenção de benefícios econômicos na região: garimpos, pastagens para gado e plantações agrícolas em larga escala.

Desordem ambiental

Segundo o partido, a omissão das autoridades estatais (incluindo os estados e os municípios pertencentes aos Biomas Pantanal e Amazônico) é a principal causadora do “enorme desordem ambiental”. Porquanto, potencializa a atuação de grupos criminosos (sem a fiscalização adequada e a aplicação de multas ambientais) e as condições climáticas extremas.

Força-tarefa

O partido Rede pede também que o Governo Federal envie para as áreas, no prazo de cinco dias, força-tarefa composta por militares para auxiliar no combate ao alastramento dos focos de incêndio e que seja criada uma Sala de Situação para subsidiar a tomada de decisões sobre o problema. 

Igualmente, requer a destinação, aos municípios afetados, de equipamentos de proteção e de combate aos incêndios, cestas básicas, assistência à saúde, auxílio habitacional, insumos agrícolas e demais insumos necessários à subsistência dos moradores locais afetados.

Fonte: STF

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.