Inacreditável, brasileiros estão surpresos com o dinheiro extra em março: R$ 6 bilhões liberados

Milhões de brasileiros contam com o dinheiro esquecido em bancos e que está sendo repassado pelo BC

Não é segredo para ninguém que dinheiro é sempre muito bem-vindo, ainda mais quando não se espera por ele. Desse modo, milhares de cidadãos brasileiros podem contar com uma nova leva de saques, considerando uma nova operação liberada pelo Banco Central.

Melhor dizendo, o Banco Central está liberando mais de R$ 6 bilhões em dinheiro esquecido. Dessa forma, os cidadãos podem resgatá-lo através de uma simples consulta utilizando apenas o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física).

O dinheiro esquecido sai de onde?

O dinheiro esquecido é proveniente de muitos locais, assim como contas e, em grande parte das vezes, os cidadãos não sabem sobre a quantia existente. Por tal motivo, é válido conferir sobre o processo de consulta da quantia disposta, a fim de descobrir quais são as pessoas que, de fato, sacarão.

Antes de tudo, é de extrema importância entender a origem do dinheiro para, somente assim, conferir qual é o processo de realização da consulta e o saque dos valores dispostos. Bom, para começar, como citado anteriormente, o Banco Central está liberando a nova fase das consultas dos valores esquecidos.

Mais especificamente, a consulta objetiva liberar aqueles “valores a receber”, onde milhares de cidadãos, contam com a graninha disponível para o resgate, mas nem sabem dessa possibilidade. Comumente, o dinheiro é, como comentamos acima, de diferentes origens.

Ou seja, o dinheiro esquecido, em grande parte das vezes, tem origem nos valores deixados nas contas que, por algum motivo, foram encerradas. Contudo, no momento de encerrar não teve saque do dinheiro disposto. Assim, é possível ainda contar com valores originários das outras operações, por exemplo:

  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Valores que são provenientes dos contratos de crédito;
  • Recursos dos consórcios que já se encerraram;
  • Contas pós-pagas e pré-pagas com os valores disponíveis;
  • Diversas transações financeiras em razão das instituições.

Além do mais, a recente novidade trazida pelo Banco Central, tende a deixar mais fácil o processo do resgate. Isso porque, atualmente, parentes das pessoas falecidas podem realizar também a consulta referida.

Ainda acerca da disposição dos saques para os entes falecidos, é importante dizer que quem dor realizar a transação, precisará comprovar o grau de parentesco, além de apresentar o atestado de óbito, entre mais documentações.

Como evitar os golpes?

Sendo assim, o processo de consulta dos valores é simples. Para ser possível, basta entrar no site do Banco Central. Após o acesso, é preciso apenas preencher as informações solicitadas, seguindo os passos dispostos pela plataforma.

É de extrema importância que todos os brasileiros tenham uma certa atenção para com os inúmeros golpes que estão acontecendo em relação a esses valores esquecidos. Mas, existe uma orientação que é para nunca clicar naqueles links desconhecidos, por exemplo, naqueles que são recebidos por meio do SMS ou em mensagens em redes sociais, tal como no WhatsApp.

Sem contar que os cidadãos precisam acessar somente o canal oficial do Banco Central, pois a transação é totalmente livre dos riscos, segura. Por fim, as consultas devem ser feitas o mais rápido possível, uma vez que o BC poderá limitar as datas do acesso a esses valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.