Imposto de Renda: como conseguir ajuda gratuita para realizar a declaração

Milhares de brasileiros podem conseguir ajuda de graça para realizar a declaração do Imposto de Renda. Veja exemplos

Enviar a declaração do Imposto de Renda não costuma ser uma tarefa fácil. Com as mudanças de regras todos os anos, milhões de brasileiros acabam acumulando dúvidas sobre como preencher cada espaço do documento corretamente. Qualquer mínimo erro pode fazer com que o indivíduo caia na temida malha fina da Receita Federal.

Diante deste temor, milhões de brasileiros acabam recorrendo aos profissionais da área. São os chamados contadores. Em condições normais, eles ajudam em todo o processo de declaração e evitam maiores problemas. Contudo, como todo profissional, os contadores costumam cobrar para realizar o serviço, o que já se torna um problema para as pessoas que não podem pagar.

Seja como for, mesmo nesta situação, não é preciso se desesperar. Para cidadãos que recebem salários mais baixos, ou que estão em situação de vulnerabilidade social, uma dica é procurar um serviço gratuito de ajuda na declaração do Imposto de Renda. Por todo o Brasil, há mutirões e ações voltadas para este público. Abaixo, listamos algumas delas.

Ações sobre a declaração

  • Maceió

Exatamente nesta terça-feira (11), uma ação gratuita deve ser realizada no primeiro piso do Maceió Shopping, nas proximidades da escada rolante. O atendimento com contadores profissionais deve acontecer das 10h às 22h, na capital do estado de Alagoas.

A ação foi idealizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Alagoas e tem apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCAL), do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont/AL) e da Associação dos Contadores de Alagoas (Ascontal).

  • Salvador

Na capital da Bahia, a Unijorge está realizando atendimentos gratuitos para pessoas que possuem dúvidas no processo de declaração do Imposto de Renda. A ação está sendo feita desde o último dia 20 de março. Além de Salvador, há ações programadas para a cidade de Camaçari, na região metropolitana.

Apenas contribuintes que têm rendimento anual de até R$ 90 mil podem participar da ação. Alunos dos cursos de contabilidade e de administração estão capitaneando os serviços. É necessário entrar em contato com a universidade para saber quais são os horários e os dias exatos de atendimento em cada campus.

  • Campo Grande

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Uniderp está oferecendo auxílio para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Os segurados interessados, devem comparecer ao campus com 1 quilo de alimento não perecível.

Os atendimentos são feitos apenas nas sextas-feiras. Só podem ser atendidos os cidadãos que possuem rendimento anual de até R$ 90 mil. Além disso, os estudantes atendem também os MEIs, e aposentados e pensionistas do INSS.

  • Belo Horizonte

Na capital de Minas Gerais, os atendimentos gratuitos estão sendo realizados pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Una, unidades Cristiano Machado e Linha Verde. Os encontros acontecem desde o último dia 20 de março.

O sistema atende apenas os contribuintes que recebem até dois salários mínimos. Embora a consulta seja presencial, o cidadão precisa garantir a sua participação através deste link. Os atendimentos acontecem apenas nas segundas e nas sextas.

Ajuda com o Imposto de Renda

Sua cidade não está na lista? Não há problema. Estes são apenas alguns exemplos de ações e mutirões que estão ativos no Brasil. Qualquer cidadão pode entrar em contato com universidades e outras instituições de ensino da sua região para saber como funciona esta ajuda em um local mais próximo de você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.