Imposto de Renda 2021: Confira quem receberá a restituição no 2º lote de pagamentos

Os cidadãos podem realizar uma consulta para saber se receberão os valores nesta etapa.

A Receita Federal vai liberar o segundo lote de pagamentos das restituições nesta quarta-feira (30). No total, serão distribuídos R$ 6 bilhões para 4,2 milhões de contribuintes. Os cidadãos podem realizar uma consulta para saber se receberão os valores nesta etapa.

Embora não tenha uma regra de distribuição, a Receita prioriza alguns grupos de contribuintes, assim como aqueles que realizaram a declaração do Imposto de Renda logo no início do prazo.

Quem recebe?

De acordo com a Receita Federal, a maior porcentagem paga neste lote será destinada aos contribuintes que têm prioridade prevista na legislação brasileira.

  • Entrega da declaração até o dia 21 de março: 2.906.310 contribuintes;
  • Idosos acima de 80 anos: 97.082 contribuintes;
  • Pessoas com idade entre 60 e 79 anos: 779.763 contribuintes;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério: 385.591 contribuintes;
  • Pessoa com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 4.240 contribuintes.

Como saber se vou receber?

Caso faça parte de alguns dos grupos citados anteriormente, é possível fazer uma consulta da sua restituição através do site da Receita Federal para confirmar o recebimento. Para isso, basta informa seus dados e clicar em “Meu Imposto de Renda”.

Em seguida, selecione “Consultar a Restituição”. Cabe salientar, que este procedimento pode ser realizado por meio do celular, utilizando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Se a restituição foi liberada, aguarde a data de pagamento.

Neste sentido, após verificar a confirmação, o valor da restituição será depositado na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. Caso nenhuma conta foi indicada na Declaração, o valor será depositado no Banco do Brasil e estará disponível para saque.

Neste caso, deve-se entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate. A restituição ficará disponível por até um ano antes de retornar à Receita Federal, mas, o dinheiro não será perdido.

Próximos pagamentos

Caso sua restituição não saiu neste lote, saiba que deve ser liberada nas próximas etapas. A Receita fará mais três pagamentos, confira as datas a seguir:

  • 3º lote: em 30 de julho de 2021;
  • 4º lote: em 31 de agosto de 2021;
  • 5º lote: em 30 de setembro de 2021;

Veja também: Imposto de Renda: especialistas descobrem problemas no projeto que muda tabela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.