Prova de vida no Bradesco: como efetuar a comprovação do INSS pela instituição bancária? Veja mais

Devido às condições e restrições da pandemia, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem permitido a prova de vida no Bradesco. Inclusive, não somente no banco, mas nos caixas eletrônicos de outras instituições bancárias. Na matéria de hoje (29) você saberá como proceder nesses casos.

Prova de vida: o que é e qual a sua necessidade?

A prova de vida no Bradesco, como em outras instituições, é a ação, de cunho obrigatório, a todos aposentados brasileiros. A exigência é feita pelo INSS com o intuito do órgão ter garantias de que os beneficiários das aposentadorias permanecem vivos.

A ação é cobrada para que sejam evitadas fraudes da aposentadoria. Isso pode acontecer quando um cidadão que recebia aposentadoria em vida não tem sua morte devidamente documentada e notificada aos órgãos públicos.

Anualmente, a ação é feita pelos aposentados em agências presenciais da própria Previdência Social. Contudo, a crise sanitária gerada pela pandemia de Covid-19, obriga a população a evitar aglomerações. Principalmente no caso dos aposentados, que fazem parte de um dos grupos de risco.

Com isso, é possível, sim, realizar o ato obrigatório para seguir recebendo aposentadoria em locais de menor circulação de pessoas, ao menos até 31 de maio.

Prova de vida no Bradesco: como fazer?

Cada aposentado pode fazer a sua prova de vida no banco que é responsável por repassar sua aposentadoria mensalmente.

No caso de correntistas do Bradesco, é possível realizar o procedimento de forma simples. Basta acessar sua conta corrente em um caixa eletrônicos, validando a biometria.

É possível fazer a prova de vida no Bradesco:

  • Nos caixas eletrônicos de autoatendimento ou na Rede Banco24Horas, com a biometria;
  • Em alguma agência Bradesco, portando documentos de identificação, com foto.
A ação é cobrada para que sejam evitadas fraudes da aposentadoria
A ação é cobrada para que sejam evitadas fraudes da aposentadoria – Foto: Canva Pro

No caso de quem optar por realizar simplesmente em um caixa eletrônico, é necessário já ter tido a sua biometria cadastrada pelo Bradesco em algum momento. Isso porque, não serão validados como prova de vida acessos a conta corrente sem a biometria, mesmo que sejam feitos em caixas eletrônicos do próprio banco privado. Caso ainda não possua biometria cadastrada, é necessário comparecer a uma agência.

Calendário para convocação da prova de vida em 2021 na agência bancária

O INSS divulgou um calendário de convocação da prova de vida de atrasados tendo base o período regular da realização anual do procedimento. Dessa forma, quem não fez a comprovação em 2020 deve ficar atento às datas abaixo:

Data em 2020Prazo da nova convocação
Março e abrilAté o final de junho de 2021
Maio e junhoAté o final de julho de 2021
Julho e agostoAté o final de agosto de 2021
Setembro e outubroAté o final de setembro de 2021
Novembro e dezembroAté o final de outubro de 2021
Janeiro e fevereiroAté o final de novembro de 2021
Março e abrilAté o final de dezembro de 2021

Então, agora que você já sabe como fazer a prova de vida no Bradesco, não deixe para a última hora. Assim, não correrá o risco de ter o recebimento do seu benefício cancelado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.