Imposto de Renda 2021: Como declarar veículo financiado?

Os contribuintes que possuem carro, moto ou outro veículo motorizado e precisam declará-lo no Imposto de Renda 2021 precisam informar a posse do veículo na ficha de Bens e Direitos. Se o veículo foi financiado ou comprado em parcelas, pode surgir a dúvida de como a declaração deve ser feita.

Na ficha de “Bens e direitos”, clique em “Novo” e em código 21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc. Na ficha “Bens e Direitos”, preencha o número do Renavam, que pode ser visto no documento do veículo. Em “Discriminação”, informe os detalhes do financiamento, com o nome da instituição financeira e seu CNPJ, número de contrato, quantidade de prestações e valor financiado. Também é necessário informar o valor de entrada e quantas prestações foram pagas ano passado.

Quem parcelou a compra do veículo direto com o comprador ou loja deve informar os detalhes em “Discriminação”, com valor de entrada e parcelas pagas em 2020. No espaço de “Situação em 31/12/2019”, deixe o valor zerado. No campo “Situação em 31/12/2020”, informe o valor de entrada somado ao total de prestações ou parcelas pagas em 2020. O valor total do veículo não deve ser informado no campo.

No caso de quem continua pagando o financiamento, deve informar na “Discriminação” o valor de prestações pagas ano passado. No campo “Situação em 31/12/2020”, some o valor informado no campo de 2019 com o total de prestações pagas em 2020.

Declaração para quem comprou à vista

A declaração para quem comprou um veículo vale tanto para carros novos quanto usados. Na ficha de “Bens e direitos”, clique em “Novo” e em código 21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc. Na ficha “Bens e Direitos”, preencha o número do Renavam, que pode ser visto no documento do veículo. Informe a “Discriminação”, ou seja, marca, ano de fabricação, placa e modelo.

Preencha também o número de CPF ou CNPJ de quem comprou o veículo. No campo de “Situação em 31/12/2019”, deixe o valor zerado. No campo “Situação em 31/12/2020”, coloque o valor total pago pelo veículo, se a compra tiver sido feita à vista. Clique em “ok” para concluir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.