A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal

importância da leitura para sua vida profissional e pessoal é evidente, e você pode notá-la em apenas um dia de leitura. Ou seja, se você começar a praticar essa atividade hoje mesmo, amanhã já perceberá o quanto ela pode impactar nas suas relações e resoluções de problemas.

Quer saber o por quê? Então acompanha o nosso conteúdo!

A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal

A importância da leitura para sua vida pessoal e profissional não se envolve apenas com “status”. Erroneamente, vemos pessoas dizendo que a leitura é apenas para “pessoas inteligentes”, o que não é verdade. Afinal, qual é o conceito de inteligência, não é mesmo?

A leitura é bem acessível, e qualquer leitura já pode ajudar você a ter uma mente mais ativa, criativa, positiva e saudável. Para saber mais, veja agora todos os benefícios dessa incrível atividade:

1- Ajuda a resolver problemas de maneira mais criativa

Quanto mais você aumenta o seu repertório de leitura, mais criativo você fica. Isso porque você se depara com histórias, conceitos e fatos que abrem a sua mente, ajudando-lhe a resolver problemas de maneira mais criativa.

Assim, quando você estiver diante de um “impasse” (seja no trabalho ou na vida pessoal), a sua mente buscará, na memória de longo prazo, informações e estratégias que você possa ter aprendido através da leitura.

2- Exercita a sua memória

Seguindo o ponto trazido acima, a importância da leitura para sua vida profissional e pessoal está envolvida com a capacidade de melhorar a sua memóriaQuando você lê um livro de ficção ou romance, por exemplo, precisa memorizar os personagens, acontecimentos e fatos ali relatados, para a história fazer sentido. Isso mantém a sua memorização mais ativa.

3- Desenvolve a capacidade de empatia

Ao ler um livro, você está “vendo a vida pelos olhos de outra pessoa”, ao considerar que estará assistindo o que é narrado pelo autor. Isso melhora a sua capacidade de se pôr no lugar do outro e desenvolve a empatia de forma incrível.

4- Melhora a sua capacidade de argumentar e se expressar

Aprender mais palavras e maneiras de se expressar melhora a sua capacidade de argumentar, convencer e conversar. Logo, os seus relacionamentos interpessoais ficam ainda mais qualificados. 

As pessoas irão gostar de conversar com você, e se sentirão inspiradas ao ver o quanto você se desenvolve a partir da leitura.

5- Constante aprendizagem e desenvolvimento pessoal

A aprendizagem também é constante. Você pode ler sobre o que quiser, quando quiser, aumentando o seu repertório de assuntos e conhecimentos gerais.

Logo, todo esse conhecimento ajuda você a atingir um novo patamar do desenvolvimento pessoal, melhorando a sua atuação no trabalho e a sua forma de se portar diante de outras pessoas.

Sendo assim, use a importância da leitura para sua vida profissional e pessoal para alavancar na vida e assim atingir os seus sonhos e objetivos. Comece hoje, mesmo que apenas por 10 minutos (o Kindle para celular pode lhe ajudar!), e vá aumentando o tempo de leitura de forma gradativa. O resultado será incrível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.