Como ter mais criatividade no dia-a-dia?

Saber como ter mais criatividade no dia-a-dia é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, grande parte dos trabalhos podem requerer este tipo de habilidade para ser possível ter bons resultados.

Desse modo, preparamos este conteúdo para lhe ajudar a “abrir a mente” e assim conquistar ideias mais criativas ao longo de sua rotina.

Como ter mais criatividade no dia-a-dia

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica para você ser mais criativo, de uma hora para outra. Mas sim, é preciso manter hábitos saudáveis e investir nas dicas abaixo ao longo de dias, até criar mais consistência nos seus pensamentos e ideias.

Visto isso, vamos às dicas:

1- Crie história em sua mente a partir de imagens

Quando você sentir que está tendo dificuldades para pensar criativamente, abra uma imagem que você conhece. Não vale ser imagens da internet, ok? Mas sim, pegue uma foto que foi tirada em um momento específico, em que você estava presente no local (mas não necessariamente na foto).

Tente se lembrar das texturas, dos cheiros, da iluminação e de todo o espaço. Tente recordar o que você estava fazendo naquele momento, priorizando os detalhes da cena.

Este é um ótimo exercício para ter mais criatividade e desenvolver o seu cérebro.

2- Trabalhe em um ambiente com iluminação adequada e som ambiente

Cuidado com a iluminação que há no ambiente. Ela precisa ser adequada para que a sua mente consiga fluir com mais criatividade. Fuja dos excessos, mas também fuja das ausências de iluminação.

Além disso, priorize a iluminação natural. Ela tenderá a lhe dar mais energia para cumprir suas tarefas.

3- Faça atividades que não está tão acostumado

Procure fugir da zona de conforto sempre que possível. Para isso, pratique atividades nas quais você não está acostumado.

Por exemplo, assistir a um novo programa, comer algo novo, fazer um cálculo, escrever algo que não faça jus ao seu trabalho cotidiano, enfim.

4- Crie prazos coerentes e se esforce dentro deles

Não adianta deixar para pensar criativamente apenas quando a motivação aparecer. É preciso também ter prazos para as entregas das suas atividades.

Entretanto, estipule prazos que sejam coerentes com a realidade, obviamente. Não adianta pôr um prazo para amanhã, se você sabe que é impossível. Assim como não adianta pôr um prazo para daqui um ano, se dentro de um mês a tarefa pode ser executada.

5- Anote todas as suas ideias novas

Teve uma ideia nova sobre determinado assunto? Anote-a. Quanto mais você tiver o costume de anotar as suas ideias, perceberá o quanto você é criativo ao longo do dia, mas nem sempre dá a atenção que merece.

6- Não se deixe levar pela primeira ideia ou solução que lhe vier à mente

Precisa resolver algo e já teve uma nova ideia? Calma! É melhor você estimular seus pensamentos para ter mais criatividade, ou seja, evite se deixar levar pela primeira solução. Busque aprofundar mais as ideias e possibilidades. Sempre anotando cada insight, obviamente.

7- Consuma conteúdos diversos ao longo do seu dia

Consumir conteúdos é uma das formas mais simples de ter criatividade. Sempre que assistimos a uma aula (o Youtube está repleto delas) ou lemos alguma notícia, tendemos a ter estímulos cerebrais bastante intensos.

Isso pode ser elevado se você, além de consumir, criar questionamentos sobre o que está lendo ou assistindo. Reflita, levante hipóteses, questione e tente pensar além.

Para ter mais criatividade, exercite-a diariamente

Como mencionamos, não será da noite para o dia que você terá milhares de ideias e a sua criatividade será impecável. Entretanto, é importante que você a exercite todos os dias. Estude, leia, divirta-se! Quanto mais estímulos o seu cérebro receber, mais criativo ele tenderá a ser.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.