As Cruzadas: como cai no vestibular?

Descubra!

As Cruzadas: descubra como o tema pode cair na sua prova

O termo “Cruzadas” é utilizado em referência à expedições de caráter religioso, econômico e militar que aconteceram no continente europeu rumo ao Oriente a partir do século XI.

O assunto é extremamente cobrado por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares.

Dessa forma, para que você descubra como o tema pode aparecer na sua prova, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão de vestibular sobre as Cruzadas. Confira!

As Cruzadas: análise de questão de vestibular

(PUC – 2016) Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo.

(…) os mitos e o imaginário fantástico medieval não foram subitamente subtraídos da mentalidade coletiva europeia durante o século XVI. (…) Conforme Laura de Mello e Sousa, “parece lícito considerar que, conhecido o Índico e desmitificado o seu universo fantástico, o Atlântico passará a ocupar papel análogo no imaginário do europeu quatrocentista”.

(VILARDAGA, José Carlos. Lastros de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554). São Paulo: Annablume, 2010, p. 197)

Durante a Idade Média, havia um imaginário vinculado às cruzadas, pautado pela concepção de que

a) Os nobres tinham a missão sagrada de proteger a população europeia dos “infiéis” que, após a tomada da Península Ibérica, vinham impondo violentamente sua crença e cobrando altos impostos a toda a cristandade.   

b) os vassalos deveriam morrer por meio do “bom combate” pois, ainda que não houvesse esperança alguma de reconquistar Jerusalém, o sacrifício humano fortaleceria a fé católica e o poder do Papa.   

c) a Guerra Santa iniciada pelos muçulmanos era uma provação que os cristãos deveriam enfrentar para que a tragédia da Peste Negra e outros castigos divinos não voltassem a incidir sobre o Ocidente.   

d) a longa peregrinação e os combates militares movidos pela fé, a fim de recuperar a Terra Santa, assegurariam, a todos os participantes, o perdão de seus pecados e a purificação de suas almas.   

e) o enriquecimento obtido através de pilhagens deveria ser inteiramente destinado às ordens mendicantes instaladas no Oriente e às famílias pobres muçulmanas como prova do não apego aos bens materiais pela Igreja católica.   

Análise:

Para responder essa questão do vestibular da PUC de Campinas, devemos ter em mente que as Cruzadas representaram um movimento militar incentivado pela Igreja Católica. Assim, foi dentro do contexto medieval que a Igreja, fazendo uso de sua grande influência sobre a sociedade, convocou e convenceu os fiéis para pegarem em armas para recuperar Jerusalém dos muçulmanos, considerados “infiéis”, sob a promessa de que todos os que participassem das expedições teriam os seus pecados perdoados.

Com base nisso, podemos dizer que a alternativa correta para a questão é alternativa D, uma vez que essa é a única que descreve corretamente o imaginário existente em torno das Cruzadas.

A alternativa A está equivocada pois os muçulmanos não conquistaram a Península Ibérica. A alternativa B está completamente errada, uma vez que a Igreja nunca utilizou sacrifício dos vassalos para benefício próprio.

A alternativa C está errada pois a Guerra Santa não está relacionada com a Peste Negra, uma vez que o evento assolaria a Europa somente no século XIV e não no XI. 

Por fim, a alternativa E está errada pois as Cruzadas não estavam relacionadas com a restituição de bens para nenhum grupo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.