ID Jovem: Como fazer? Quem tem direito? Quais são os BENEFÍCIOS? Entenda tudo

Milhões de jovens brasileiros já emitiram o seu documento e já estão aproveitando todas as suas vantagens

O ID Jovem, ou identidade jovem, é um documento que possibilita vários benefícios e descontos para o seu portador. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para oferecer diversos benefícios para o jovem de baixa renda.

Milhões de jovens brasileiros já emitiram o seu documento e já estão aproveitando todas as suas vantagens. Então se você deseja saber se também tem direito e como solicitar o seu ID Jovem, confira a nossa matéria na íntegra e fique por dentro de todos os detalhes!

Quem tem direito ao ID Jovem?

Em primeiro lugar, para ter direito ao ID Jovem, é necessário ser jovem brasileiro de baixa renda. Isso porque o programa visa beneficiar e democratizar o transporte interestadual para as pessoas mais carentes.

Confira os requisitos para participar do programa:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Renda familiar mensal deve ser de até dois salários mínimos;
  • Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal atualizado nos últimos 24 meses.

Vale destacar que este não é um benefício exclusivo para quem está matriculado em uma instituição de ensino. Sendo assim, qualquer pessoa que se adéque aos requisitos pode participar, independente se estiver estudando ou não.

Quais são os benefícios?

A identidade jovem garante que o jovem de baixa renda entre 15 e 29 anos tenha acesso a diversos benefícios. Entre eles, é possível conseguir desconto de 50% em cinemas, teatros e shows, bem como em outros eventos artístico-culturais e esportivos.

Além disso, o jovem também pode obter descontos de 50% e 100% em viagens interestaduais de ônibus da linha convencional.

Para conseguir transporte de ônibus gratuito entre os estados, você precisa se dirigir a uma agência de vendas presencial e solicitar a passagem pelo ID Jovem. Assim, deve apresentar a carteirinha para comprovar que é um beneficiário do programa.

Dessa forma, você poderá obter desconto total ou parcial da sua passagem em uma das quatro vagas reservadas em cada ônibus convencional.

Vale ressaltar que a empresa não possui a obrigação de emitir a passagem com desconto de forma online. Sendo assim, é fundamental que você se dirija a um terminal rodoviário para emitir a sua passagem de forma presencial.

Como obter o ID Jovem?

Para obter o seu ID Jovem, você primeiro precisa se certificar de que cumpre todos os requisitos do programa. Em seguida, precisa fazer o cadastro ou atualização dos seus dados no CadÚnico (Cadastro Único).

Para isso, basta se dirigir para o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município com comprovante de renda, comprovante de residência, documento de identificação com foto e o NIS (Número de Identificação Social).

Após o atendimento presencial e atualização dos dados, é possível emitir o ID Jovem de forma online diretamente do seu celular. Para isso, basta baixar o aplicativo ID Jovem. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS.

No app, você precisará preencher os seguintes dados:

Após o processamento dos dados no aplicativo, a sua carteirinha será emitida e você poderá consultar diretamente no app sempre que necessário. A sua validade é de 180 dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.