CadÚnico: Como fazer o cadastro para receber o Auxílio Brasil? Veja o passo a passo

Entenda o que é e por que você deve se cadastrar no CadÚnico do Governo Federal

O CadÚnico é o cadastro do Governo Federal para a inclusão das famílias brasileiras nos programas governamentais de auxílio e distribuição de renda.

Através dele, o governo tem acesso às informações das famílias de baixa renda. Assim, consegue fazer a distribuição dos seus programas sociais, como o Auxílio Brasil e o Vale Gás, por exemplo.

Para quem deseja participar dos programas governamentais, se cadastrar no CadÚnico é passo fundamental, pois só assim poderá ser selecionado.

Vale ressaltar que apenas ter o cadastro ativo não garante a participação dos programas. Isso porque cada programa do governo possui regras específicas.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Todas as famílias de baixa renda podem se inscrever no Cadastro Único. Se a sua família ganha meio salário mínimo por pessoa, em média, você pode se cadastrar. Além disso, as famílias que recebem um total de 3 salários mínimos também podem efetuar o cadastro.

Outras pessoas que também podem se cadastrar são:

  • As que moram sozinhas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Famílias que possuem renda maior do que 3 salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Como se cadastrar no CadÚnico?

Em primeiro lugar, você precisa fazer o pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único pelo seu celular. Esta é a primeira etapa que reunirá informações básicas sobre os integrantes da sua família.

Esta primeira etapa é opcional, mas pode agilizar o seu atendimento presencial. Siga o passo a passo para se cadastrar:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Cadastro Único no seu celular;
  2. Ao abrir o app, procure pela opção pré-cadastro;
  3. Siga as orientações da tela e informe todos os documentos solicitados.

Após realizar o pré-cadastro no CadÚnico, o responsável familiar terá até 120 dias para comparecer ao CRAS (Centro de Referências e Assistência Social) do seu município para completar o cadastro.

Mas é importante ficar atento! Isso porque o CRAS da sua cidade pode necessitar de agendamento prévio. Por isso, entre em contato com o CRAS do seu bairro para maiores informações.

Quais são os documentos que precisa para se cadastrar?

A pessoa que cadastra a família é denominada de Responsável Familiar. Assim, ela tem a responsabilidade de passar todas as informações da sua família para o cadastro.

Além disso, ela deve ser maior de 16 anos e possuir CPF e título de eleitor. O responsável famíliar deve apresentar o seu CPF e título de eleitor no momento do cadastro. Além disso, também deve portar pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro familiar:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Os quilombolas e indígenas não precisam apresentar CPF e título de eleitor. No entanto, precisam apresentar um documento de identificação.

Como atualizar o CadÚnico?

A atualização do cadastro da sua família deve ser realizada sempre que houver alguma alteração da informação familiar, como mudança de endereço, nascimento de um novo membro ou alteração da renda.

Caso não haja nenhuma mudança, ainda assim a família precisa atualizar os seus dados a cada dois anos, para manutenção das informações.

Para fazer a atualização cadastral, o responsável familiar deve procurar o CRAS do seu município. Além disso, deve levar o comprovante de todas as mudanças que ocorreram em seu âmbito familiar.

Vale ressaltar que o governo também pode solicitar, através de cartas, extratos ou telefonemas, que o cidadão realize a atualização.

Além disso, caso a família passe mais de 4 anos sem atualizar sue cadastro, ele pode ser excluído permanentemente. Assim, será necessário realizar todo o processo de cadastramento desde o início para voltar a fazer parte do CadÚnico.

Quais são os benefícios do Cadastro Único?

As famílias que são cadastradas no CadÚnico poderão participar de programas sociais do Governo Federal. Os programas mais conhecidos, que são veiculados pelos cadastros no CadÚnico, são o Auxílio Brasil e Vale-Gás, que se popularizaram nos últimos anos.

Porém, quem tem seu cadastro atualizado, também possui a possibilidade de ingressar em vários outros programas sociais. Confira quais são eles:

  • Id Jovem: benefícios para jovens entre 14 e 29 anos;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica: redução da tarifa na conta de luz;
  • Carteira do Idoso: benefícios para idosos;
  • Programa Casa Verde e Amarela: financiamento da casa própria;
  • Programa Bolsa Verde: incentivo financeiro para pessoas engajadas em atividades de conservação ambiental;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.