IBGE aponta que setor de serviços mostra sinais de recuperação com recente crescimento de 0,5%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que indicam um cenário animador para o setor de serviços no Brasil.

IBGE aponta que setor de serviços mostra sinais de recuperação com recente crescimento de 0,5%

O volume de serviços prestados no país registrou uma expansão de 0,5% em julho em comparação ao mês anterior, após já ter apresentado um crescimento de 0,2% em junho. Desse modo, este é o terceiro mês consecutivo de crescimento, acumulando um ganho de 2,2% entre maio e julho.

Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor de serviços cresceu impressionantes 3,5%. No acumulado de janeiro a julho deste ano, a expansão foi de 4,5%, enquanto nos últimos 12 meses, o aumento atingiu 6%.

Crescimento sustentado

O resultado positivo registrado em julho não foi uma surpresa para o mercado, que já esperava um aumento de 0,5% no mês e de 3,6% no ano, de acordo com a mediana das estimativas da Bloomberg.
Dessa forma, esse desempenho consistente mostra que o setor de serviços está em um processo de recuperação, trazendo alívio para a economia brasileira.

Segmentos em destaque

Dentro do setor de serviços, três das cinco atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos em julho, com destaque especial para os transportes, que cresceram 0,6%. Este segmento teve o maior impacto sobre o resultado geral do índice.

Contudo, é importante ressaltar que o setor de transportes se recuperou após uma variação negativa no mês anterior (-0,4%). O transporte de cargas, em particular, teve um desempenho notável, com um avanço de 1,4% em julho, marcando a terceira taxa positiva consecutiva e acumulando um ganho de 5,8% nos últimos três meses. Com isso, o transporte de cargas atingiu um marco histórico em seu desempenho.

Serviços prestados às famílias em ascensão

Outro destaque fica por conta dos serviços prestados às famílias, que cresceram 1,0% em julho e acumularam um ganho de 4,9% entre abril e julho.

No entanto, esse segmento ainda não conseguiu recuperar totalmente os níveis pré-pandemia, operando 1,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020, o menor distanciamento já registrado. Rodrigo Lobo, pesquisador do estudo, explica que o resultado de julho é o quarto positivo seguido dessa atividade.

Em resumo, os principais impactos vieram da alta das receitas das empresas de restaurantes, hotéis e parques de diversão, que costumam crescer nos períodos em que as famílias saem de férias.

Recuperação parcial dos outros serviços

O segmento de outros serviços também registrou um crescimento modesto de 0,3% em julho, o que representa uma recuperação parcial da perda do mês anterior (-0,4%).

Rodrigo Lobo destaca que essa atividade tem mostrado variações muito próximas da estabilidade, sendo que o aumento em julho foi impulsionado pelos serviços financeiros auxiliares, que representam o segmento mais significativo em termos de receita.

Certamente, os dados divulgados pelo IBGE apontam para um cenário promissor no setor de serviços brasileiro, com crescimento sustentado e recuperação em diversos segmentos. Contudo, o desempenho do transporte de cargas e dos serviços prestados às famílias merece destaque, indicando uma retomada gradual, mas sólida, da economia.

IBGE aponta que setor de serviços mostra sinais de recuperação com recente crescimento de 0,5%
IBGE aponta que setor de serviços mostra sinais de recuperação com recente crescimento de 0,5%. Imagem: Canva

Uma importante vertente econômica no cenário atual

De forma geral, este é um sinal positivo para o Brasil, que busca se recuperar dos impactos da pandemia e promover o crescimento econômico.

O setor de serviços tem se destacado na economia brasileira desde o cenário de recuperação após o período de pandemia. Isso porque com a retomada das atividades comerciais, o setor de serviços tem se expandido e elevado o volume de contratações, dessa forma, movimentando a economia em diversos aspectos.

Desse modo, a amplitude de atividades dentro do setor ganha destaque dentro do cenário econômico nacional, principalmente, considerando o crescimento do turismo no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.