Ministério da Economia: setor de serviços apresenta resultados positivos

O setor de serviços apresenta resultados positivos na economia nacional, destaca o Ministério da Economia. Saiba mais!

O setor de serviços (PMS/IBGE) mostrou forte recuperação em 2021 e começou o ano de 2022 acima do nível pré-crise, destaca o Ministério da Economia

Ministério da Economia: setor de serviços apresenta resultados positivos

Os serviços foram o setor mais impactado pela pandemia causada pelo novo coronavírus e tiveram dificuldade de retorno, dadas as medidas restritivas de deslocamento e de isolamento social. 

A retomada da mobilidade urbana impactou diretamente o setor de serviços

Com o avanço da vacinação e ampliação da mobilidade, o setor de serviços retomou o crescimento, destaca o Ministério da Economia. O carry-over (efeito carregamento estatístico) para o 2T22 é de aumento de 1,3%, e para o ano de 2022, alta de 5,7%. 

Estabilidade na produção industrial

A produção industrial (PIM-PF/IBGE) cresceu no 1T22 em relação ao trimestre anterior (com ajuste sazonal). A indústria de transformação mostrou estabilidade, enquanto a indústria extrativa teve alta. 

Elevação dos bens de consumo e baixa na construção civil

Por categoria de uso, destaque para o aumento em bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários. Ressalte-se a recuperação de bens de capital em fevereiro e março, compensando a queda em janeiro, destaca o Ministério da Economia.

Os insumos típicos da construção civil, todavia, mostraram recuo no 1T22. Desse modo, o carregamento estatístico (carry over) para o 2T22 está em 0,4%, enquanto para o ano de 2022 está mostrando recuo de 1,1%. 

Crescimento nas vendas varejistas

O comércio varejista (PMC/IBGE) também mostrou recuperação em 2022, interrompendo o recuo das vendas observado no fim de 2021. Desse modo, no 1T22, as vendas no varejo restrito cresceram em relação ao trimestre anterior (com ajuste sazonal). 

Elevação das vendas de veículos 

Da mesma forma, o Ministério da Economia informa que o varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) teve alta, com aumento para materiais de construção e recuo para veículos e motos, e partes.

Assim, o efeito do carregamento estatístico no 2T22 mostra alta de 1,1% no varejo restrito e aumento de 1,2% no ampliado. Para 2022, o carry over mostra crescimento de 1,5% para o varejo restrito e elevação de 1,8% para o varejo ampliado. 

Produção agrícola: aumento da safra de soja e de milho

No que tange à produção agrícola (LSPA/IBGE), espera-se novo recorde na safra de grãos em 2022, com estimativa de alta de 3,3% em relação à safra de 2021. Esse desempenho resulta em 261,5 milhões de toneladas (aumento de 8,3 milhões de toneladas), informa o Ministério da Economia.

O documento oficial destaca o aumento da safra de soja e de milho. Apesar do recuo no 1T22, os indicadores de confiança já refletem melhora das expectativas de empresários e consumidores em abril e maio/2022. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.