Hard Skills: o que são e a sua importância para uma carreira de sucesso

As habilidades técnicas do profissional são bastante procuradas

O mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo. Seja no recrutamento, na seleção do profissional, ou mesmo dentre as empresas, onde é necessário se destacar dos demais colegas de serviço, para subir os degraus de seu desenvolvimento profissional. Nesta questão, as hard skills podem ajudar.

O termo hard skill é muito utilizado na área de recursos humanos, com o objetivo de classificar, separar os eventuais candidatos em uma vaga de emprego. De fato, os recrutadores buscam pessoas que possuam as habilidades necessárias para poder contribuir com o andamento dos negócios, no dia a dia corporativo.

Para o trabalhador, ter as hard skills necessárias pode fazer com que os recrutadores o vejam com outros olhos. Estas habilidades são técnicas e podem também ajudar o profissional a trabalhar em equipe e ser um pouco mais prestativo, podendo auxiliar seus colegas que não possuem um conhecimento específico.

As hard skills são habilidades técnicas, comprovadas através de certificados e diplomas. É possível adquirir estas qualificações através de eventos, palestras, workshops, treinamentos e até mesmo com uma pós-graduação. Nos processo de recrutamento, elas podem fazer com que o profissional garanta sua vaga. 

O que são as hard skills 

As hard skills são habilidades que o profissional pode adquirir através de capacitação e formação tradicional. O trabalhador dessa maneira, ao fazer um curso, adquire outras competências que podem auxiliá-lo na construção de uma carreira de sucesso, visto que seus conhecimentos técnicos se ampliarão.

Todavia, estas habilidades específicas também podem ajudar o profissional a exercer mais funções dentro da empresa, contribuindo para o andamento dos negócios e chamando a atenção dos gestores do empreendimento, que poderão contar com o trabalhador para exercer outras atividades e funções.

Processo de seleção

As empresas, ao abrir uma vaga de emprego, um processo de seleção, podem especificar quais qualificações elas exigem dos profissionais. Ela avalia as hard skills, que são habilidades técnicas, e as soft skills, que são qualidade comportamentais, como por exemplo, o trabalho em equipe e a liderança.

Normalmente as hard skills são especificadas no momento em que a empresa abre um novo processo de seleção. Por exemplo, conhecimentos sobre programação de computadores. Dessa maneira, apenas os trabalhadores específicos com esse tipo de formação, deverão se candidatar à vaga oferecida. 

Para o profissional, também é vantajoso procurar por vagas de emprego na internet, utilizando estes tipos de conhecimentos. Ele pode ir a um site de procura como o Google e digitar, vagas para engenheiro, por exemplo. Desse modo, sua procura é facilitada e ele encontrará os processos de seleção de acordo com seu perfil.

Podemos citar algumas hard skills que podem fazer a diferença em um processo de recrutamento: proficiência em inglês, ou outra língua, Excel, gestão de pessoas, gestão de projetos, edição de imagens e fotos. Também podemos incluir, operação de sistemas, linguagem Javascript, linguagem de programação de sites, CSS e HTML.

Importância das hard skills

As hard skills são de extrema importância para o trabalhador. Isso se deve ao fato de que estas pessoas possuem um alto valor agregado para as empresas. Um profissional com muitas qualificações técnicas tem mais chance de contratação, visto que pode contribuir para o andamento do negócio de diversas maneiras.

O trabalhador desta forma, estará mais preparado para exercer as funções necessárias em seu dia a dia corporativo. As empresas, por outro lado, irão avaliar estas questões no momento do recrutamento do candidato. Muitas vezes as organizações indicam as habilidades técnicas no título de sua vaga.

A princípio, o profissional que possui estas qualificações pode se candidatar à vaga oferecida. O processo de recrutamento que identifica estas habilidades e as inclui na abertura de uma vaga, simplifica todo o processo, visto que ele irá encontrar, em sua grande maioria, candidatos com a formação indicada.

Conclusão

Após o processo de seleção e o recrutamento do candidato, ele deverá continuar com seu processo de desenvolvimento profissional, adquirindo outras hard skills, com o objetivo de crescer profissionalmente, se atualizar, e poder assim, oferecer um serviço diferenciado dentro da empresa. 

As hard skills e as soft skills são habilidades capazes de fazer com que o trabalhador se destaque. Ele possui conhecimentos específicos, e pode alavancar a sua carreira profissional. As habilidades técnicas são úteis de diversas maneiras, contribuindo para um trabalho eficiente e produtivo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.