Entrevista de emprego: direcione sua postura no processo de seleção

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar o seu perfil no mercado de trabalho atual. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar de forma assertiva o seu perfil no mercado de trabalho atual. Por isso, é viável conceituar a entrevista com alguma forma resolutiva de se direcionar para alcançar seus objetivos profissionais.

Entrevista de emprego: direcione sua postura no processo de seleção

O nervosismo do candidato pode prejudicar a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Visto que um excelente profissional pode não ser um bom candidato, por isso, na condição de candidato, adote uma postura participativa e direcione a sua narrativa.

Direcione suas experiências profissionais

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem seus pontos fortes de maneira orgânica, falando sobre sua produtividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; direcionamento do relacionamento com o cliente; acompanhamentos internos; campanhas motivacionais; análise estratégica; implementação sistêmica; dentre outros aspectos que sejam correspondentes ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Da mesma forma, é viável que direcione seus pontos fracos de maneira resolutiva. Sendo assim, ao apresentar uma situação, apresente também uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, destaque o seu desejo de estudar teatro.

Dessa maneira, estará demonstrando resiliência e autoconhecimento, o que é importante para tornar genuína a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

Adote uma postura participativa

A sua postura deve amparar a sua narrativa, sendo assim, direcione o seu comportamento de maneira orgânica durante a entrevista de emprego.

Não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe bolsas no seu colo; evite gesticular excessivamente; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo;  seja assertivo nas suas respostas e mantenha contato visual com a gestão de recrutamento e seleção.

Chegar ao local marcado para a entrevista de emprego com antecedência e trabalhar a sua respiração pode ajudar a minimizar a ansiedade da situação de avaliação. Dessa forma, estará se colocando positivamente – enquanto candidato – e direcionando de forma orgânica o processo seletivo no que tange a sua avaliação.

Analise os valores envolvidos

Da mesma forma, poderá analisar a empresa, considerando os valores envolvidos e os objetivos. Uma vez que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção.

Sendo assim, não fique aquém do seu potencial profissional e se coloque positivamente na entrevista de emprego através do direcionamento correto de sua trajetória e de sua postura comportamental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.