Hábitos negativos no trabalho: Conheça alguns potenciais

Os hábitos negativos no trabalho podem parecer inofensivos em algumas circunstâncias, mas a verdade é que com o passar do tempo esse tipo de situação pode acumular efeitos ruins em nossas vidas. Por isso, trouxemos um panorama geral sobre alguns comportamentos e atitudes que podem minar o nosso desempenho no trabalho. Acompanhe.

Conheça alguns dos potenciais hábitos negativos no trabalho

Os hábitos negativos no trabalho, que listamos abaixo, podem ser extremamente ruins em algumas circunstâncias. Porém, algumas pessoas podem perceber esses efeitos, enquanto outras talvez tenham um maior equilíbrio na hora de lidar com as adversidades de determinadas situações.

Independente disso, considere analisar as questões que trouxemos a seguir:

1. Não verificar a agenda antes de aceitar um job

Antes de aceitar um job, mesmo que pequeno, o recomendável é que olhemos a nossa agenda. Assim poderemos analisar se realmente é possível aceitar a demanda, ou se ela apenas irá sobrecarregar nossa vida. Caso sobrecarregue, isso pode levar à exaustão quando esse hábito se tornar recorrente.

2. Não saber falar “não” quando necessário

Seguindo o que acabamos de apontar acima, aceitar jobs além da conta, seja por não verificar a agenda ou por simplesmente não saber “dizer não”, pode ser muito ruim para a saúde física e mental. Por isso, consideramos essa prática como um hábito negativo. Fique atento.

3. Esquecer-se de desenvolver novas habilidades

Ficar “estacionado” também pode ser um dos hábitos negativos no trabalho. Por isso, procure desenvolver novas habilidades, conheça novas formas de atuar e mantenha a mente ativa de uma forma saudável e positiva, evitando o comodismo.

4. Deixar tudo para cima da hora

Deixar todas as tarefas para cima da hora, ou seja, procrastinar, também pode ser bastante negativo. Isso também sobrecarrega, pode causar frustração, além de manchar a sua imagem profissional, é claro. Considere sempre organizar a sua agenda de uma forma inteligente e com “respiros”.

5. Tentar ser multitarefas

Tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo – ou seja, duas ou mais tarefas ao mesmo tempo – também é um dos hábitos negativos no trabalho. Acontece que a nossa mente não é capaz de focar em mais de uma atividade por vez, ao menos não de forma efetiva.

Isto é, você até pode fazer mais de uma tarefa simultaneamente, mas a realidade é que o desempenho, em cada uma delas, será reduzido – diferente do que aconteceria se você fizesse uma coisa de cada vez.

6. Se deixar levar por fofocas e comentários pejorativos

Ficar envolvido com fofocas, comportamentos nocivos e comentários pejorativos pode ser bastante desgastante. Além disso, sua imagem profissional também pode ser manchada quando outras pessoas lhe verem como “fofoqueiro”. Cuidado.

7. Focar demais na performance alheia e se comparar

Ficar focando apenas nos resultados alheios, diminuindo o que você conquista e se comparando o tempo todo, pode ser algo extremamente ruim para a saúde mental. Portanto, procure focar na sua performance e no seu crescimento, pois cada um tem uma história diferente. Não se compare. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.