Baixo desempenho no trabalho: O que fazer?

Quando nos sentimos com baixo desempenho no trabalho, podemos ter a nossa autoestima diminuída e, até mesmo, o medo do desemprego pode surgir. Afinal, ninguém quer ter um resultado ruim, concorda?

Por isso, neste texto nós reunimos algumas reflexões que podem ser úteis nessa fase ruim. Lembre-se de sempre levar em conta as suas singularidades e questões pessoais na hora de pensar nas suas próprias mudanças, combinado? Então vamos lá!

O que fazer quando se sentir com baixo desempenho no trabalho?

O baixo desempenho no trabalho pode aparecer por uma série de questões. Isso significa que você precisa levar em conta a circunstância na qual você está inserido. O que será que provocou o baixo desempenho? Será que é algo relacionado à sua vida pessoal? Ou é algo que realmente tem relação com o seu trabalho?

Refletir sobre isso, sempre praticando o autoconhecimento e a autoanálise, é essencial para começar a colocar em prática algumas ações que possam ser úteis.

Para lhe ajudar nesse sentido, listamos abaixo algumas considerações. Veja:

1. Dê um tempo e analise a situação com calma

Quando temos um resultado pouco positivo no trabalho, a tendência é que nos sintamos abalados emocionalmente. Por isso, o ideal é dar uma pausa para poder analisar a situação com mais calma.

Pense que sempre haverá situações ruins no trabalho. Algumas mais intensas, outras mais simples. Porém, a verdade é que sempre estamos diante de acontecimentos positivos e negativos.

Portanto, não tenha pressa de resolver tudo para ontem. Dê uma pausa, respire fundo e quando se sentir emocionalmente mais equilibrado, comece a analisar a situação com mais calma.

2. Avalie os erros e acertos: o que pode ser aprendido?

Quando você estiver mais tranquilo, comece a avaliar os erros e acertos. Certifique-se de entender quais foram os motivos pelos quais você teve um baixo desempenho no trabalho. A partir disso, entenda os erros e procure aprender com cada um deles.

Quais ensinamentos essa situação pode lhe trazer?

3. Converse com o seu gestor e peça um feedback/direcionamento

Conversar com o gestor também é interessante. Porém, nada de conversar durante o café, almoço ou nos corredores, hein? Certifique-se de agendar um momento para um feedback formal.

Peça direcionamento e demonstre interesse em mudar os seus resultados, visando o crescimento e a aprendizagem.

4. Desenvolva metas mais plausíveis

A partir do momento em que você receber um bom feedback, analisar a situação e entender os seus erros, comece a traçar metas. O que poderia ser feito de melhor na próxima vez? Onde você quer chegar na próxima tentativa?

Ter metas plausíveis e alinhadas à sua realidade é muito importante na hora de lidar com um momento de baixo desempenho no trabalho.

5. Busque aprimoramento

O aprimoramento também deve ser levado em conta. Afinal, se você traçou metas, é importante buscá-la com o desenvolvimento de habilidades, concorda?

Portanto, nunca pare de aprender. Reaprenda, aprenda de novo. Vá atrás do seu crescimento e lembre-se de que a vida é feita de fases. Hoje o desempenho pode estar ruim, mas com foco e dedicação essa situação pode mudar. Boa sorte!

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