Guia importante para MEI: aprenda a emitir e corrigir as suas notas fiscais

Desde o início de setembro, o emissor nacional de nota fiscal para Microempreendedores Individuais (MEI) está disponível para todo o país.

Agora, os MEIs podem acessar o sistema de emissão de notas fiscais pelo site oficial ou através do aplicativo dedicado.

Este novo sistema, conhecido como NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) padrão nacional, torna o processo de emissão e até mesmo o cancelamento de notas fiscais mais fácil e acessível para os microempreendedores individuais.

Vale ressaltar que o uso desse sistema é obrigatório para MEIs que necessitam emitir notas fiscais.

Entretanto, a adesão a esse sistema ainda não é compulsória em todas as localidades. Portanto, é importante verificar junto à prefeitura de sua cidade como está o processo de emissão de notas fiscais atualmente na sua região.

Enfim, para tornar o processo mais simples e acessível para você, preparamos um guia completo que abordará todos os passos necessários para emitir ou corrigir suas notas fiscais.

Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo. Portanto, continue lendo e saiba como aproveitar ao máximo esse recurso importante para a regularização do seu negócio como MEI.

Como um MEI pode emitir uma NFS-e?

MEI
Simples Nacional disponibiliza a emissão e cancelamento de notas fiscais eletrônicas para MEI pelo computador ou smartphone. Imagem: CNM.

Compreender a diferença entre os tipos de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) torna o processo mais acessível para MEI. Então, siga os passos a seguir para utilizar o sistema de emissão:

  1. Inicialmente, acesse o Portal de Gestão NFS-e, disponível online;
  2. Faça o login utilizando sua conta gov.br ou, caso não tenha uma, crie uma conta;
  3. No seu primeiro acesso como MEI, será necessário acessar as “Configurações”. Você pode fazer isso facilmente clicando no ícone de uma engrenagem;
  4. Depois, complete os campos com seu endereço de e-mail e número de telefone, que serão usados na geração da NFS-e;
  5. Na parte inferior da página, selecione a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos” na seção “Valor Aproximado dos Tributos”;
  6. Agora, você está pronto para começar a utilizar o emissor;
  7. Para emitir a NFS-e, clique no segundo ícone localizado na parte superior da página, que se assemelha a uma folha de papel;
  8. Em seguida, escolha entre a Emissão completa ou simplificada (note que a emissão simplificada é destinada a Microempreendedores Individuais – MEIs);
  9. Na modalidade de emissão completa, você precisará fornecer informações adicionais, incluindo os dados do Tomador dos serviços;
  10. Antes de finalizar a emissão, revise cuidadosamente os dados inseridos e faça quaisquer correções necessárias.

Nota fiscal MEI pelo celular

O advento da tecnologia móvel trouxe uma comodidade significativa para todos os profissionais que são MEI em todo o país que necessitam emitir notas fiscais.

Agora, por meio de um aplicativo, essa tarefa se tornou muito mais fácil e acessível.

Para começar, os MEIs devem realizar um único cadastro dos serviços favoritos no site, simplesmente clicando no ícone da estrela. Uma vez feito isso, os passos seguintes são simples:

  1. Antes de tudo, se ainda não tiver instalado no seu celular, baixe o aplicativo disponível para dispositivos Android ou iOS;
  2. Depois, faça o login utilizando sua conta gov.br;
  3. No menu do aplicativo, clique na opção “Emitir NFS-e”;
  4. O campo para inserir o CPF/CNPJ do cliente é opcional, tornando o processo mais flexível;
  5. Em seguida, selecione o serviço prestado. Aqui, todos os serviços cadastrados anteriormente como favoritos no Emissor Web estarão disponíveis para escolha;
  6. Por fim, preencha o valor do serviço prestado e clique em “Emitir NFS-e”;
  7. Parabéns! Sua Nota Fiscal foi emitida com sucesso!

Finalmente, após a emissão, a nota fiscal estará disponível em formato PDF. Basta clicar sobre a nota para acessar o arquivo, que pode ser facilmente encaminhado ao cliente do MEI.

Você pode se interessar em ler também:

Como corrigir uma nota fiscal emitida de forma errada?

Quando ocorre a emissão de uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) com informações incorretas do MEI, é importante saber que o procedimento de cancelamento pode ser realizado de maneira simples e conveniente, diretamente na mesma plataforma onde a NFS-e foi emitida.

Para efetuar o cancelamento, basta seguir alguns passos simples. Primeiramente, localize o ícone representado por uma página com uma seta apontando para cima, localizado no canto superior da plataforma.

Ao clicar neste ícone, você será direcionado para uma tela onde todas as notas fiscais emitidas serão listadas e apresentadas.

Agora, para realizar o cancelamento, o MEI pode acessar um menu de opções adicionais, disponibilizado através de três bolinhas.

Essas opções incluem: Visualizar, Substituir, Cancelar NFS-e, Download XML e Download DANFS-e. Ao escolher a opção “Cancelar NFS-e” apropriada, você estará pronto para prosseguir com o processo de cancelamento.

Esse procedimento permite que você corrija eventuais erros ou imprecisões nas NFS-e de forma eficaz e sem complicações, garantindo a conformidade e a precisão dos registros fiscais da sua empresa como MEI.

Portanto, sempre que necessário, lembre-se de seguir essas etapas simples para realizar o cancelamento de uma NFS-e incorreta na mesma plataforma de emissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.