Guerra Fria: tópicos que você precisa dominar para o ENEM

A Guerra Fria foi um dos principais aspectos do século XX

O termo “Guerra Fria” é usado para definir um conflito indireto que começou no ano de 1947, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Esse assunto é muito relevante também abordado com grande frequência por questões de história e de geografia dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, você também pode usar eventos e aspectos da Guerra Fria como repertório para a sua redação, tanto no ENEM como nos vestibulares.

Dessa maneira, para te ajudar a alcançar um bom desempenho na prova de história e de geografia do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo completo com os tópicos sobre a Guerra Fria que você precisa dominar. Confira!

Como surgiu a Guerra Fria?

A Guerra Fria começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos e a União Soviética, ganhadores da guerra, se tornaram as duas principais potências mundiais. Porém, as diferenças ideológicas entre os dois países, que adotavam o capitalismo (EUA) e o socialismo (URSS), criaram as tensões iniciais que originariam a Guerra Fria. 

Além disso, podemos dizer que Conferência de Yalta de 1945, responsável por consolidar a partição da Alemanha entre os países ganhadores da guerra, foi um ponto crucial no aumento da tensão entre as potências, resultando na eclosão da Guerra Fria em 1947. 

A corrida armamentista

Um dos principais aspectos da Guerra Fria foi a corrida armamentista, a concorrência entre as duas principais potências da época, Estados Unidos e União Soviética, para desenvolver tecnologias armamentistas e acumular a quantidade de armamentos.

No período, as duas potências passaram por uma grande evolução bélica e acumularam grandes quantidades de arsenais nucleares, aumentando a tensão e o medo de um conflito global.

A cortina de ferro

Cortina de ferro” foi uma expressão que caracterizou toda a bipolaridade do mundo durante a Guerra Fria. Esse termo foi usado por Winston Churchill, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, em 1946.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em duas metades: de um lado estavam os países capitalistas e do outro estavam os países socialistas. Nesse contexto, Winston Churchill fez um importante discurso em que usava a expressão “cortina de ferro” para denominar ao isolamento que os países que viviam sob a influência da União Soviética sofriam.

Os países capitalistas, a partir de então, isolariam a Europa Ocidental daquela Oriental a fim de combater os ideais defendidos pela URSS. Dessa maneira, o mundo ficou dividido entre socialistas e capitalistas, dando início a Guerra Fria.

O impacto na América Latina

Não podemos nos esquecer de que a Guerra Fria gerou um impacto muito relevante na América Latina, uma vez que os Estados Unidos e a União Soviética queriam expandir as próprias ideologias em todas as regiões possíveis.

Dessa maneira, os americanos apoiaram regimes autoritários no continente, uma vez que esses eram favoráveis ??aos interesses americanos, como foi o caso do Chile, Brasil e Argentina. A União Soviética não agiu de forma diferente e também apoiou governos socialistas, como em Cuba e Nicarágua.

A queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim aconteceu no ano de 1989 e foi um dos eventos mais relevantes de todo o século XX. Ainda, o acontecimento marcou o fim da Guerra Fria.

Esse muro separava a Alemanha Oriental da Ocidental desde 1961 e simbolizava a divisão da Europa em dois blocos opostos. A queda do muro foi um evento histórico que marcou o fim da Guerra Fria. Pouco tempo depois, a União Soviética também entrou em uma grave crise econômica e política, o que provocaria a desintegração do bloco em 1991.

Depois da queda do Muro de Berlim, o mundo entrou em um período de transição marcado por mudanças significativas no cenário global, incluindo o desenvolvimento da União Europeia, a reunificação da Alemanha e a emergência de novas potências mundiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.