A Queda do Muro de Berlim: um resumo

Aquilo que você precisa saber para as suas provas

A Queda do Muro de Berlim: aquilo que você precisa saber

O evento conhecido como “a queda do Muro de Berlim” foi um dos acontecimentos mais relevantes de todo o século XX.

O assunto é abordado com uma frequência muito grande por questões de história geral dentro das principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a queda do Muro de Berlim. Vamos conferir!

A Queda do Muro de Berlim: introdução

O evento conhecido como “a queda do Muro de Berlim” ocorreu no dia 9 de novembro de 1989. O acontecimento foi muito marcante pois é considerado o marco do fim da Guerra Fria, conflito indireto que acontecia entre o bloco socialista, liderado pela União Soviética, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

A queda do muro que dividia a Alemanha em duas zonas de influência aconteceu depois de muita pressão em favor da sua derrubada por parte dos moradores dos dois lados do país e também de boa parte da comunidade internacional. Os protestos contra o muro se intensificaram no ano de 1989 e, em novembro do mesmo ano, cerca de 1 milhão de pessoas tomaram as ruas de Berlim para protestar contra a situação.

A Queda do Muro de Berlim: antecedentes históricos 

O Muro de Berlim (como ficaria conhecido o muro que foi construído para dividir a Alemanha em duas zonas de influência) foi construído no ano de 1961 e foi, desde então, considerado o símbolo da Guerra Fria.

No dia 9 de novembro, após a grande onda de protestos na Alemanha, a imprensa divulgou que ocorreria a abertura das fronteiras de Berlim Oriental, zona de influência socialista. Porém, antes mesmo da abertura, a população que protestava pegou uma série de ferramentas para quebrar o muro, que ficava nas áreas de fronteira.    

A Queda do Muro de Berlim: consequências

Após a queda do muro as duas partes da Alemanha foram unificadas e o processo de integração entre os lados acontece até os dias atuais devido à falta de recursos financeiros da porção oriental que necessita de investimentos em muitas áreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.