Guedes: “Fies bancou até filho de porteiro que zerou vestibular”

Mais declarações polêmicas, dadas na última terça-feira (27), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foram divulgadas. Desta vez, as críticas foram direcionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Durante reunião com outros ministros, de acordo com o Estadão, Guedes afirmou que o programa concedeu financiamento para “todo mundo”, incluindo também quem não tinha a “menor capacidade” e “não sabia ler nem escrever”.

Sem apresentar dados concretos o ministro afirmou que o filho do seu porteiro teria zerado o vestibular e ainda sim foi aprovado pelo Fies. Guedes ficou sem explicar como isso aconteceu, já que é necessário a nota mínima de 450 pontos no Enem.

Isso sem falar que a nota de corte pode ser ainda maior de instituição para instituição. Os cursos também podem ter notas de cortes diferentes entre si.

“O porteiro do meu prédio, uma vez, virou para mim e falou assim: ‘Seu Paulo, eu estou muito preocupado’. O que houve? ‘Meu filho passou na universidade privada’. Ué, mas está triste por quê? ‘Ele tirou zero na prova. Tirou zero em todas as provas e eu recebi um negócio dizendo: Parabéns, seu filho tirou…’”, disse Guedes.

A declaração foi dada em reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu). Participaram, além de Guedes, os titulares da Saúde, Marcelo Queiroga; da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; e da Justiça, Anderson Torres

Guedes e outras declarações

Na mesma reunião surgiu outra fala controvérsia de Guedes, divulgada ainda na terça-feira (27). Ele afirmou que os chineses “inventaram o vírus” (em referência a Covid-19) e ainda opinou que a vacina criada nos Estados Unidos é mais eficaz.

Depois Guedes se pronunciou dizendo que tudo não passou de um mal-entendido. “Essa que foi a imagem infeliz, que eu falei ‘inventado’. Não é inventado, nós sabemos que teve uma região de onde o vírus veio. […] Você sabe que na China teve gripe aviária, teve a gripe suína e teve agora a Covid-19. São vírus que a população da China já foi exposta a isso, e foi nesse sentido que eu disse”, disse o ministro na tentativa de se explicar.

Veja o que ele disse sobre a vacina aqui. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.