Greve do INSS começa a atingir mais estados a partir desta semana

De acordo com sindicatos que representam trabalhadores do INSS, paralisação começa a ficar maior a partir desta terça (29)

A partir desta terça-feira (29), a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ganhar novos adeptos. De acordo com sindicatos que representam a categoria, mais estados começaram a aderir ao processo de paralisação e isso significa que mais agências amanheceram fechadas pelo Brasil.

Neste momento, dados da Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps) apontam que 20 das 27 unidades da federação já aderiram ao movimento grevista. A expectativa deles é que o número aumente ainda no decorrer desta semana. O objetivo é realizar uma paralisação de cunho nacional.

Em entrevistas, membros da Fenasps disseram que há uma reunião marcada com diretores do INSS para tentar resolver a situação neste momento. Em caso de acordo, a greve será paralisada e os trabalhadores voltarão para os seus postos ainda nos próximos dias. Oficialmente, o Instituto não confirmou a realização desta reunião.

Os servidores do INSS pedem que o Governo Federal pague um reajuste salarial. Além disso, eles também pedem melhorias nas condições trabalhistas e o fim das discussões em torno da Reforma Administrativa, que poderia atingir os novos servidores com regras mais duras para o funcionalismo público.

A greve dos servidores do INSS acontece oficialmente desde a última quarta-feira (23) e está prestes a completar uma semana. Nem todas as agências do país estão fechadas. O cidadão que precisa se dirigir para alguma delas, necessita primeiro consultar como está a situação no seu estado para não perder a viagem.

Greve do INSS nos estados

Alguns estados começaram a paralisação dos trabalhos nesta semana. É o caso, por exemplo, da Bahia. Por lá, os funcionários do INSS entraram em greve também por tempo indeterminado.

De acordo com os sindicatos locais, 140 pontos de atendimento e sete gerências estão fechados em todo o estado. No Paraná, a paralisação acontece a partir desta semana, mas não há uma centralização das atividades, ou seja, nem todos os funcionários aderiram ao movimento.

Segundo sindicatos locais, agências de apenas 15 cidades paranaenses fecharam. As outras funcionam normalmente. Em Sergipe, estima-se que pouco mais de 70% dos funcionários do INSS cruzaram os braços desde esta segunda-feira (28).

Banco Central

Não são apenas os servidores do INSS que estão em um movimento grevista. Nesta segunda-feira (28), sindicatos que representam trabalhadores do Banco Central (BC) também aprovaram uma paralisação geral.

De acordo com a decisão, a greve dos servidores do Banco Central (BC) deve começar oficialmente na próxima sexta-feira (1) e não terá tempo para acabar. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral.

Assim como os servidores do INSS, os empregados do Banco Central também pedem um reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A direção do BC ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.