Gratidão é importante? Reflita conosco!

Muitas pessoas afirmam que a gratidão é importante por uma série de motivos. Outras crêem que esse tipo de hábito é, na verdade, algo “bobo” ou pouco interessante.

Porém, se refletirmos sobre o assunto, veremos que a gratidão tem fatores positivos e negativos, desde que saibamos analisá-la de uma forma coerente.

E para lhe ajudar nessa reflexão, fizemos este guia com algumas considerações sobre o tema. Acompanhe e saiba mais!

Será que a gratidão é importante? Quais os impactos dela?

Para algumas pessoas a gratidão é importante. Para outras, é completamente descartável. Por isso, não podemos responder a pergunta com “sim” ou “não”. É você quem deverá analisar qual é o impacto que a gratidão pode ter na sua vida.

Assim, se fizer sentido para você, essa prática poderá entrar na sua rotina de trabalho, estudos e até vivências pessoais, sempre visando a sua auto realização e qualidade de vida.

Dito isso, vamos às nossas considerações sobre a gratidão:

1. Uma visão mais positiva sobre a vida

A gratidão é importante quando pensamos nela como uma forma de trazermos mais visões positivas sobre a nossa vida.

Isso porque uma pessoa que pratica a gratidão pode:

  • Perceber quais aspectos positivos de sua própria vida tem a mantido mais feliz e segura.
  • Enxergar as oportunidades que existem na vida, mas que às vezes passam despercebidas.
  • Reconhecer as suas próprias competências e recompensas dessas competências.
  • Enxergar, até mesmo nos tropeços, uma aprendizagem que merece um agradecimento.
  • E assim por diante.

2. Reconhecimento das suas forças internas

Ao praticar a gratidão, cotidianamente, você abre portas para a oportunidade de reconhecer as suas forças internas.

Até porque a gratidão não precisa acontecer apenas com relação ao outro. Você pode ser grato a você mesmo. Afinal, isso vai lhe mostrar o quanto você é forte e consegue ultrapassar os mais diversos desafios da sua vida.

3. O poder da autorresponsabilidade

Seguindo a linha do raciocínio acima, a gratidão é importante porque também lhe ajuda a ser mais responsável sobre as suas próprias ações.

É possível entender as consequências dos seus atos, agradecendo pelas suas boas decisões. E isso traz um olhar mais atento para a sua maneira de agir, fugindo da ideia de que tudo acontece por acaso ou apenas por conta de terceiros.

4. A empatia pode ser desenvolvida

A empatia também pode ser experimentada com mais afinco quando praticamos a gratidão. E sabe como? É bem simples: A empatia aparece nos momentos em que você é grato pelas pessoas que tem e pelo o que elas representam e fazem por você.

É nesse momento que se torna possível enxergar o esforço de cada um, além da atitude superficial. Você compreende as emoções por trás das pessoas que interagem com você, desenvolvendo a sua capacidade de se colocar no lugar do outro.

A gratidão é importante, mas ela por si só não basta

Vale lembrar que a gratidão é importante, mas ela não basta. Precisamos agir. Não podemos ser gratos apenas ao acaso – devemos ser gratos às nossas ações e tomadas de decisão. Aí sim poderemos ter um caminho mais interessante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.