Resultado do Prouni 2022/1 será divulgado nesta quarta-feira (2)

O Ministério da Educação (MEC) libera nesta quarta-feira, 2 de março, o resultado da 1ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2022/1. Os candidatos poderão consultar se foram pré-selecionados nessa primeira convocação por meio do Portal do Prouni.

Segundo o cronograma, os pré-selecionados nesta 1ª chamada deverão comprovar as informações dadas no ato de inscrição, principalmente as de renda, junto às instituições a partir de amanhã, dia 3 de março. O prazo para a comprovação termina no dia 14 de março. Caso não haja formação de turma, o estudante perde a vaga.

Ainda conforme o cronograma, a divulgação da 2ª chamada está prevista para o dia 21 de março, com o prazo de 21 a 29 de março para comprovar as informações. Os candidatos podem conferir os documentos solicitados no edital do Prouni ou junto às instituições de ensino para as quais foram selecionados.

De acordo com o edital, os candidatos que não forem pré-selecionados em uma das chamadas regulares poderão participar da lista de espera para continuar na disputa por uma bolsa. O período de inscrição na lista de espera será de 4 a 5 de abril.

Sobre a seleção do Prouni 2022/1

As inscrições para a primeira edição do Prouni 2022 foram recebidas no período de 22 a 25 de fevereiro. Tradicionalmente, a seleção é feita a partir das notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No entanto, nesta seleção, o Prouni aceitou as notas das duas última edições do exame, o Enem 2020 e o Enem 2021. Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 18 de fevereiro formalizou a decisão.

Desse modo, puderam se inscrever os estudantes que fizeram uma dessas edições do Enem e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos de média das notas e nota acima de 0 na prova redação. Além disso, só puderam realizar a inscrição os candidatos que se enquadram nos critérios de renda e nos critérios listados a seguir:

  • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter estudado todo o ensino médio em escolas particulares com bolsa integral;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica;
  • ter alguma deficiência.

Oferta de bolsas 

A oferta para o Prouni 2022/1 é de 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. Conforme dados do MEC, as oportunidades são para 19.584 cursos de graduação de 1.085 instituições particulares de ensino superior.

De acordo com o edital, a renda familiar mensal exigida pelo Prouni para as bolsas integrais é de até 1,5 salário mínimo per capta, e para a bolsa parcial a renda familiar bruta mensal exigida é de até três salários mínimos per capta.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest libera a lista de convocados na 2ª chamada do Vestibular 2022 da USP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.