Governo lança mais uma facilidade para realização da PROVA de VIDA Digital

A partir deste mês, o reconhecimento facial para a comprovação da identidade de servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis poderá ser realizado diretamente no aplicativo SOUGOV.BR.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos lançou uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, a plataforma digital de serviços de gestão de pessoas do governo federal, para facilitar ainda mais o procedimento para reconhecimento facial para a realização da Prova de Vida de servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

A Nova Facilidade para a Prova de Vida Digital

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acaba de lançar uma nova funcionalidade no aplicativo SOUGOV.BR, que visa facilitar ainda mais o procedimento da Prova de Vida para servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. A partir de agora, o reconhecimento facial para a comprovação da identidade poderá ser realizado diretamente no aplicativo, sem a necessidade de redirecionamento para outras plataformas.

Anteriormente, os beneficiários iniciavam a realização da Prova de Vida por meio do aplicativo SOUGOV.BR e, em seguida, eram redirecionados para o aplicativo GOV.BR para completar o procedimento. Com o lançamento dessa nova funcionalidade, todo o processo é realizado de forma completa no próprio aplicativo SOUGOV.BR.

Essa mudança simplifica a captação da imagem do rosto do beneficiário, que agora só precisa enquadrar a face na área tracejada que aparece na tela do celular. Essa nova opção de comprovação amplia o acesso ao procedimento da Prova de Vida, pois permite que o beneficiário escolha o caminho mais adequado às suas necessidades.

Além disso, a realização da Prova de Vida por meio da plataforma GOV.BR continua disponível para aqueles que preferirem utilizar esse canal.

Benefícios da Prova de Vida Digital

A Prova de Vida é um procedimento obrigatório para servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, que deve ser realizado anualmente. A implementação da Prova de Vida Digital traz diversos benefícios tanto para os beneficiários quanto para o governo, tais como:

  1. Facilidade e comodidade: Com a opção de realizar a Prova de Vida diretamente pelo aplicativo SOUGOV.BR, os beneficiários não precisam mais se deslocar até uma agência bancária ou outros locais físicos para realizar o procedimento. Isso proporciona maior comodidade e praticidade, especialmente para aqueles que têm dificuldades de locomoção ou moram em áreas remotas.
  2. Agilidade no processo: A realização da Prova de Vida Digital reduz o tempo gasto no procedimento, pois elimina a necessidade de deslocamento e espera em filas. O reconhecimento facial é feito de forma rápida e eficiente, agilizando o processo para os beneficiários.
  3. Redução de custos: Com a Prova de Vida Digital, o governo economiza recursos, uma vez que não é mais necessário destinar pessoal e estrutura para realizar o atendimento presencial dos beneficiários. Além disso, os beneficiários também economizam em despesas de transporte.
  4. Segurança dos dados: A utilização do reconhecimento facial como forma de comprovação da identidade aumenta a segurança do processo. A biometria facial é uma tecnologia confiável e dificulta a ocorrência de fraudes, garantindo a integridade das informações dos beneficiários.

Como Realizar a Prova de Vida Digital

A realização da Prova de Vida Digital por meio do aplicativo SOUGOV.BR é simples e intuitiva. Os beneficiários devem seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo SOUGOV.BR: Caso você ainda não tenha o aplicativo instalado em seu celular, baixe-o na loja de aplicativos do seu dispositivo. Certifique-se de que está instalando a versão mais atualizada do aplicativo.
  2. Acesse o aplicativo: Abra o aplicativo SOUGOV.BR e faça login com suas informações de usuário. Caso ainda não tenha uma conta, siga as instruções para criar uma.
  3. Inicie a Prova de Vida: No menu principal do aplicativo, procure pela opção “Prova de Vida” ou similar. Clique nessa opção para iniciar o procedimento.
  4. Posicione o rosto na área indicada: Siga as instruções na tela para posicionar o seu rosto corretamente na área tracejada. Certifique-se de que seu rosto esteja iluminado adequadamente para melhor reconhecimento facial.
  5. Aguardar a validação: Após posicionar corretamente o rosto, aguarde alguns instantes para que o reconhecimento facial seja validado. Caso ocorra algum problema ou divergência de cadastro, outras opções de comprovação serão apresentadas.
  6. Confirmação da Prova de Vida: Após a validação do reconhecimento facial, você receberá uma confirmação de que a Prova de Vida foi realizada com sucesso. Guarde esse comprovante para futuras referências.

Situações Especiais e Alternativas para a Prova de Vida

Em algumas situações específicas, a validação facial pode não ser possível devido a divergências de cadastro ou falta de acessibilidade tecnológica. Nessas situações, os beneficiários podem recorrer a outras formas de comprovação da identidade para realizar a Prova de Vida. São elas:

  1. Agência bancária: Caso não seja possível realizar a validação facial, o beneficiário pode procurar qualquer agência bancária onde recebe o provento ou benefício. Nesse caso, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto e CPF, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
  2. Unidade de gestão de pessoas: Quando não for possível realizar a Prova de Vida pelos demais canais disponíveis ou quando for exercida por tutor ou curador, o beneficiário pode entrar em contato com a unidade de gestão de pessoas responsável pelo seu benefício. Eles poderão orientar sobre as alternativas disponíveis para a realização da Prova de Vida.

Ademais, a nova facilidade para a realização da Prova de Vida Digital por meio do aplicativo SOUGOV.BR traz inúmeros benefícios para servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. Com essa opção, o procedimento se torna mais prático, ágil e seguro, proporcionando maior comodidade aos beneficiários.

Além disso, a Prova de Vida Digital contribui para a redução de custos e melhor utilização dos recursos do governo. Se você é um beneficiário elegível, aproveite essa nova facilidade e realize sua Prova de Vida de forma simples e rápida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.