Governo anuncia nova previsão de lançamento do Voa Brasil

Depois de sucessivos adiamentos, o programa Voa Brasil ganhou uma nova previsão de data de lançamento no país

Depois de ao menos quatro adiamentos nos últimos meses, o Voa Brasil ganhou nesta quarta-feira (5), uma nova data de previsão de lançamento. Este é o programa do governo federal que prevê a disponibilização de passagens de avião por preços mais acessíveis para alguns grupos da população.

Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (3), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho disse que está confiante na ideia de que o Voa Brasil será lançado neste mês de abril. De acordo com ele, resta apenas decidir uma data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará livre para participar do evento.

Promessa descumprida

Há algumas semanas, o ministro de Portos e Aeroportos anunciou que o programa Voa Brasil seria lançado até o final do último mês de março. Entretanto, já estamos na primeira semana do mês de abril, e o projeto ainda não foi lançado.

“Esse programa a gente espera lançar até o final do mês de março, já foi autorizado pelo presidente Lula. É um programa que, na primeira etapa, vamos atender 21 milhões de aposentados do INSS que ganham até 2 salários mínimos e 700 mil beneficiários do ProUni. A gente espera anunciar esse programa”, disse o ministro Silvio Costa Filho em entrevista recente.

“É um trabalho de construção coletiva, muito diálogo. O Brasil tem, em média, 18% a 21% de ociosidade nos voos. Então, a gente espera que quando o programa for lançado, esperamos até o final de março, está só dependendo da agenda do presidente Lula, lançando o programa, no mesmo dia, o cidadão brasileiro vai poder acessar o site, vai linkar o destino que ele quer visitar”, completou Silvio Costa Filho.

“Pés no chão”

Em entrevista recente, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa também falou sobre o programa. Embora ele tenha dito que acredita que o projeto é importante, ele estaria longe de resolver o problema do alto custo das passagens aéreas no país neste momento.

“Não tem a função, para não criar falsa expectativa, de resolver um problema do custo da passagem em geral no Brasil. O custo da passagem no Brasil é muito alto, comparado a qualquer país do mundo”, afirmou Rui no programa Bom Dia, ministro, da TV Brasil.

“De uma capital para outra, às vezes, o custo é mais alto do que uma passagem para a Europa”, completou ele.

Governo anuncia nova previsão de lançamento do Voa Brasil
Rui Costa falou sobre o tema recentemente. Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Quem poderá participar do Voa Brasil

Nem todos os brasileiros terão o direito de participar do Voa Brasil. De todo modo, o ministro frisou que provavelmente o projeto deverá atender cerca de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Neste primeiro momento, a ideia é atender:

“O que estamos fazendo através da primeira etapa do Voa Brasil é poder elencar segmentos da sociedade”, disse o ministro na entrevista.

As três principais empresas de aviação do Brasil (Latam, Gol e Azul) já teriam confirmado que devem participar do programa. As passagens poderão ser compradas por meio de um site, que ainda não foi oficialmente lançado pelo governo federal.

Financiamento do Voa Brasil

Entre outros pontos, Silvio Costa Filho também deixou claro que o programa não parte de um financiamento do governo. A ideia é apenas fazer uma parceria para que as companhias aéreas disponibilizem a preços mais baixos assentos que normalmente estão vazios.

“O governo brasileiro não tem condições de oferecer um programa [com passagens] a R$ 200 a todo povo brasileiro. É importante deixar claro isso. Mas, dentro do esforço que está sendo feito com as companhias aéreas, estamos elencando dois segmentos muito importantes”, afirma o ministro Sílvio Costa Filho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.