Como o show de Madonna pode atrapalhar o Enem dos Concursos?

Ministra esclarece

Vagas para médio e superior

Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou como o show de Madonna pode atrapalhar o Enem dos Concursos.

O show vai acontecer na véspera das provas.

Show de Madonna e Enem dos Concursos

Recentemente, foi anunciado que a renomada cantora Madonna realizará um show gratuito na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, coincidindo com o fim de semana das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Repercussão sobre show e Enem dos Concursos

Sobre essa coincidência, Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, expressou sua reação inicial à notícia. “Nada contra a ‘rainha do pop'”, disse ela.

Sobre os possíveis transtornos envolvendo o show, disse: “Mas um espetáculo desse porte poderia criar transtornos para os milhares de inscritos no Rio de Janeiro para o Concurso Nacional Unificado. Mas depois vimos que não afeta. É no dia anterior [ao exame]“.

Mensagem às Prefeituras

Vale lembrar que a ministra destacou que enviou uma mensagem para todas as prefeituras dos 220 municípios onde serão realizadas as provas no dia 5 de maio.

A principal solicitação foi que evitassem promover grandes eventos no dia do concurso.

Prioridade nas Provas do CNU

É crucial que as autoridades e as forças de segurança dessas localidades estejam dedicadas à realização do concurso, que selecionará mais de 6 mil servidores para diferentes órgãos federais.

A ministra deixou claro que a eficiência e o sucesso do processo seletivo são prioridades nesse contexto.

Portanto, o recomendável é que pessoas que vão realizar as provas , evitem o evento. Segundo especialistas, descansar é a opção mais prudente para quem vai fazer um concurso.

Esclarecimentos sobre o concurso unificado 

Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, trouxe à tona a questão da entrada de novos servidores federais através do Concurso Nacional Unificado (CNU).

A proposta discutida é que esses futuros servidores tenham uma experiência inicial em um “município de baixa renda” do Brasil, visando uma imersão na realidade do país.

A ideia é que os aprovados no concurso passem um período inicial em um município de baixa renda no Brasil, durante o estágio probatório, para conhecer de perto a realidade do país“, destacou a ministra em entrevista ao Valor Econômico, publicada nesta quarta-feira, 3.

Curso de formação do Enem dos Concursos

Esther também ressaltou a importância de um curso de formação para os novos servidores ao ingressarem no serviço público.

Além disso, para áreas com atuação abrangente, o governo propõe que os servidores tenham experiências em diferentes setores durante o estágio probatório, a fim de identificar suas áreas de maior afinidade.

Os novos servidores terão um curso de formação ao ingressarem, e para áreas mais abrangentes, eles terão a oportunidade de explorar diferentes setores durante o estágio probatório, para identificar suas áreas de maior interesse“, enfatizou a ministra.

Força de Trabalho

O Governo Federal está avançando com o dimensionamento da força de trabalho (DFT), um processo crucial para se adequar às mudanças no serviço público.

Uma etapa importante é o levantamento dos perfis desejados, visando identificar as competências essenciais para as atividades nas unidades dos órgãos públicos.

Esse levantamento permitirá uma alocação mais eficaz dos aprovados no Concurso Unificado, especialmente nos órgãos que adotaram esse novo formato de seleção.

Como o show de Madonna pode atrapalhar o Enem dos Concursos?
Como o show de Madonna pode atrapalhar o Enem dos Concursos? Imagem: Reprodução

Provas do Enem dos Concursos

Os candidatos do Concurso Unificado enfrentarão as provas objetivas e discursivas em um único dia: 5 de maio.

Divisão em Turnos

As provas serão divididas em dois turnos para acomodar diferentes tipos de exames.

Turno da Manhã (2h30 de Prova)

Para os cargos de nível médio, haverá provas objetivas (20 questões) e redação. Para os de nível superior, as provas serão de Conhecimentos Gerais (20 questões) e uma prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.

Turno da Tarde (3h30 de Prova)

No turno da tarde, os candidatos de nível médio enfrentarão provas objetivas (40 questões), enquanto os de nível superior responderão a provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).

Veja mais sobre Enem dos Concursos.

Conteúdo das Provas do Enem dos Concursos

As provas de nível médio abrangerão questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira. Para os de nível superior, as questões abordarão Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, dependendo do bloco temático escolhido. A parte discursiva também será cobrada.

Critérios de Eliminação

Será eliminado o candidato que não alcançar pelo menos 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos, ou que obtiver nota zero na prova discursiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.