Governo antecipa vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos

O Ministério da Saúde anunciou ainda nesta terça-feira (25) que os trabalhadores de portos e aeroportos do país podem receber a vacinação contra a Covid-19. Foi uma espécie de antecipação deste grupo. É que se considera que esses são profissionais que estão em contato com várias pessoas todos os dias.

E normalmente esse contato acontece justamente com turistas que chegam de fora do Brasil. Por isso, há uma preocupação ainda maior com esses profissionais. Como se sabe, as variantes do coronavírus chegam ao país justamente pelos portos e/ou aeroportos. Por isso há um perigo.

Para vacinar esses trabalhadores, o Ministério enviou para os estados cerca de 6,1 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. Além disso, eles enviaram também frascos da Pfizer. Nesse segundo caso, no entanto, o lote é notadamente menor. Foram apenas 609 mil imunizantes.

O estado de Pernambuco, por exemplo, recebeu as doses ainda na manhã desta quarta-feira (26). O Governo local anunciou que está com a posse de 241 mil vacinas da AstraZeneca. O Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que vai começar a distribuição da vacinação para trabalhadores de portos e aeroportos do estado.

No entanto, faltam muitos detalhes sobre essa campanha. Não se sabe, por exemplo, quando essas pessoas irão começar a se imunizar. Também não se sabe se eles precisam fazer algum tipo de cadastro prévio antes de tomar o imunizante. O Governo de Pernambuco deve divulgar essas informações em breve.

Trabalhadores no Espírito Santo

Esta quarta-feira (26) também está sendo um dia importante para os trabalhadores de transportes públicos. Pelo menos para aqueles que atuam no Espírito Santo. É que o estado começou oficialmente o processo de vacinação para este grupo trabalhista.

O Governo local realizou até mesmo uma espécie de evento solene com a presença do Governador do estado, Renato Casagrande (PSB). Em seu discurso, o político disse que essa classe foi muito importante nesta pandemia. Isso porque esses trabalhadores não pararam nem mesmo no pico de contaminações.

De acordo com informações oficiais, o Espírito Santo tem hoje cerca de 22 mil trabalhadores com ligação com o transporte público no estado. Destes, cerca de 12 mil estão na Grande Vitória, a capital do estado. No entanto, as doses neste primeiro momento irão para cerca de 3 mil deles.

Professores em Minas Gerais

Próximo dali, a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também começou a vacinação de um grupo trabalhista. Trata-se portanto dos professores da rende infantil de ensino da cidade. Além deles, todos os outros trabalhadores do ensino para crianças também podem receber as doses.

Mas atenção: há uma regra de divisão dos grupos para evitar maiores problemas. Os trabalhadores que tenham entre 41 e 59 anos recebem a vacina nesta quarta-feira (26). Quem tem entre 18 e 40 anos deve receber o imunizante apenas na quinta-feira (27).

Por todo o Brasil, vários grupos trabalhistas estão pedindo prioridade na vacinação contra a Covid-19. No entanto, o Governo Federal não está podendo atender todo mundo. O motivo é simples: não tem vacina para todas as pessoas. O Ministério da Saúde promete que essa situação vai melhorar no decorrer dos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.