Prorrogação do auxílio emergencial 2021: Governo ainda não unificou discurso

O Governo Federal não vem unificando o discurso quando o assunto é uma possível prorrogação do Auxílio Emergencial. Nas últimas entrevistas, fica claro que os diferentes membros do Palácio do Planalto estão falando coisas diferentes para a imprensa.

Na última semana, por exemplo, um dos secretários de Guedes,  Adolfo Sachsida, disse que o Governo estuda a fusão de vários programas sociais em um só. De acordo com ele, o Brasil acabaria perdendo uma série de projetos “ineficientes” para criar um grande benefício único.

Isso é diferente do que disse o Ministro da Cidadania, João Roma. Em entrevista recente, ele disse que o país não vai criar um programa novo, e sim reformular o Bolsa Família. Ele ainda garantiu que ele estaria pronto no próximo mês de agosto, substituindo assim o atual Auxílio Emergencial.

Não foi isso o que disse o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Em entrevista nesta semana, ele disse que o Governo pode prorrogar o Auxílio Emergencial por mais alguns meses. Ele disse, no entanto, que vai esperar pelo comportamento da pandemia para saber se a prorrogação vai ser necessária ou não.

O Presidente Jair Bolsonaro não concorda. Em pronunciamento nesta terça-feira (1), o chefe do executivo chegou a criticar quem está pedindo uma prorrogação do Auxílio. Na ocasião, ele disse que as pessoas que querem isso precisam ir “pegar um empréstimo em um banco”.

Discursos diferentes

Não se sabe o que esses discursos diferentes podem representar de fato. Nas redes sociais, muita gente diz que o Palácio do Planalto estaria batendo cabeça quando o assunto é o Auxílio Emergencial. Isso porque essas informações são de fato desencontradas.

Outra parte das pessoas acredita, no entanto, que essa seria uma estratégia do Governo. Seria portanto uma maneira de jogar ideias para saber como elas repercutem na imprensa e na sociedade civil. Não se sabe ao certo se algumas dessas teorias está certa.

Só o que se sabe mesmo é que os pagamentos do novo Auxílio Emergencial deverão seguir normalmente até o próximo mês de julho. O Governo Federal realizou o pagamento de duas das quatro parcelas até aqui. Agora faltam os repasses de mais dois ciclos.

Auxílio Emergencial

Os discursos do Governo Federal são diferentes em vários aspectos quando o assunto é o Auxílio Emergencial. No entanto, há um ponto em que todos os membros do Planalto concordam: não haverá aumento para o programa em questão.

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo Auxílio, o projeto este ano está pagando parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375. São valores portanto mais baixos do que aqueles que o Governo pagou durante o ano passado.

No entanto, o Ministério da Economia argumenta que a situação não permite um aumento. Isso porque as contas públicas do país não permitiriam tal aventura. O Governo, no entanto, confirmou nesta terça-feira (1) a realização da Copa América em solo nacional. Pelo menos foi isso o que disse o próprio Presidente Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.