Concurso IME 2021: Saiu o edital com 98 vagas de nível médio

Saiu. O Instituto Militar de Engenharia faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso (Concurso IME 2021) para o preenchimento de 98 vagas do curso de formação de engenheiros militares da ativa e da reserva.

De acordo com o documento publicado, no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa), o edital conta com 70 vagas, com chances em ampla concorrência e concorrentes negros. Aqui, as vagas são para quem deseja seguir na carreira militar.

Já para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) estão sendo oferecidas 28 vagas, também com vagas de ampla concorrência e para negros. Neste caso, o concurso é destinado a candidatos que não desejam seguir na carreira militar.

O soldo inicial será de R$1.334, além de fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica e alojamento. O candidato ainda poderá receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Requisitos concurso IME 2021

Os interessados em concorrer a uma das vagas no quadro de engenheiros da ativa precisam ter, no mínimo, 16 anos de idade e, no máximo, 22 anos, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação. Para a reserva, no entanto, a idade máxima é de 21 anos.

Em ambos os casos será necessário possuir curso de nível médio e altura mínima de 1,60 m (candidatos do sexo masculino) ou 1,55 m (se do sexo feminino).

Futuramente, os candidatos deverão escolher uma das áreas: Fortificação e Construção (Engenharia Civil); Eletrônica; Comunicações; Elétrica; Mecânica e de Armamento; Mecânica e de Automóveis; Materiais; Química; Cartográfica; e Computação.

Inscrição Concurso IME 2021

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 30 de junho e 17 de agosto de  do2021, por meio site do Instituto Militar de Engenharia. A taxa de inscrição custa R$100.

Os pedidos de isenção serão aceitos entre os dias 2 e 13 de julho, no site do Instituto Militar de Engenharia.

Provas

O concurso IME vai contar com até três etapas, sendo que a primeira delas será a prova objetiva, confirmada para 03 de outubro. O exame será aplicado a partir das 13h30. A prova terá duração de quatro horas.

Os candidatos vão responder a 40 questões, sendo 15 de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. Os aprovados nesta etapa ainda serão encaminhados para a segunda fase, que contará com provas discursivas de matérias específicas mais uma redação.

A segunda etapa vai contar com uma prova discursiva de Matemática (25 de outubro); Física (26 de outubro); Química (27 de outubro); Português e Inglês (28 de outubro). A avaliação terá duração de quatro horas e meia de duração.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

O evento complementar do concurso ainda contará com inspeção de saúde (IS) e o exame de aptidão física (EAF).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.