Governadores do Nordeste discutem ampliação do Auxílio Emergencial

Ao menos quatro governadores do Nordeste participaram de um encontro remoto nesta segunda-feira (31). Quem comandou a reunião foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também participou do momento.

De acordo com os governadores, o tema do encontro foi mesmo a ampliação do Auxílio Emergencial. Esses políticos discutiram as possibilidades de aumentar o benefício em questão para a população mais pobre neste momento da pandemia do novo coronavírus.

Eles não deram, no entanto, muitos detalhes sobre o teor desta conversa. Não se sabe, por exemplo, se algum deles deu alguma ideia para aumentar os valores ou pelo menos o alcance do projeto do Governo Federal. No entanto, eles postaram fotos do momento nas suas redes sociais.

De acordo com o ex-presidente Lula, quatro Governadores participaram dessa reunião. Foram eles: Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, Camilo Santana, do Ceará, Wellington Dias, do Piauí e Rui Costa, da Bahia. Todos falaram por meio de uma videoconferência.

Alguns destes governadores estão pagando um auxílio estadual para a população mais humilde dos seus estados. No entanto, assim como o projeto do Governo Federal, esses benefícios regionais também não são suficientes para que uma família consiga sobreviver.

Auxílio Emergencial

O fato mesmo é que quem tem o poder de aumentar os valores do Auxílio Emergencial é o Governo Federal. Então se o Presidente Jair Bolsonaro não quiser elevar esses valores, o montante não vai subir. De acordo com o Palácio do Planalto, tudo isso acontece por uma questão de respeito com as contas públicas.

Segundo o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo Auxílio, o programa está pagando este ano quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. Com esse dinheiro, não dá para comprar sequer uma cesta básica nas principais cidades do país.

É justamente por isso que vários setores da oposição estão tentando fazer com que esses valores aumentem. As chances deles, no entanto, são baixas. Isso porque é muito pouco provável que o Governo Federal abra mão desse patamar de pagamento atual. O Planalto pagou duas das quatro parcelas do programa até aqui.

Prorrogação?

Embora o Governo não pareça abrir mão dos valores, nada impede que aconteça uma prorrogação do benefício. Em entrevistas, o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, vem confirmando essa possibilidade. Essa ainda não é , no entanto, uma informação oficial.

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, parte do Governo pretende renovar o Auxílio por mais um ou dois meses. Quem pensa assim, aliás, é o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. De acordo com ele, essa seria a melhor maneira de prorrogar o programa.

Por outro lado, membros do Congresso Nacional querem uma ampliação maior longa. Eles querem que o Governo Federal anuncie uma prorrogação do Auxílio Emergencial até, pelo menos, o próximo mês de novembro, ou seja, até o período próximo do fim deste ano. O Planalto, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre esse assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.