Caixa libera saques da 2ª parcela do Auxílio. Veja quem pode pegar dinheiro

Os trabalhadores informais que nasceram no mês de janeiro podem sacar o dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial. Pelo menos é isso o que aponta o calendário oficial do programa. De acordo com as informações oficias, esses repasses em espécie começaram nesta segunda-feira (31).

Os informais de janeiro receberam esse dinheiro da segunda parcela ainda no último dia 16 de maio. Na ocasião, no entanto, eles só podiam movimentar a quantia de forma digital. E para isso, era necessário usar o aplicativo do Caixa Tem.

Nesse meio tempo, essas pessoas podiam fazer os pagamentos de alguns boletos, realizar compras online ou mesmo presenciais por meio de algumas maquininhas. Agora, no entanto, eles poderão pegar o dinheiro em espécie na boca do caixa eletrônico.

Quem usou uma parte do Auxílio de forma digital, pode pegar o que sobrou em espécie agora. Quem não usou nada, pode pegar a quantia completa. No entanto, quem gastou tudo, não vai ter mais nada para pegar de forma física nas agências neste momento.

O calendário dos saques do Auxílio Emergencial vai seguir até o próximo dia 17 de junho. Esta é a data em que os informais que nasceram em dezembro irão poder pegar a quantia em espécie. Eles, aliás, receberam esse dinheiro de forma digital neste domingo (30).

Calendário de saques

Para quem não tem acesso ao mundo da internet, ou pelo menos não sabe usar o app do Caixa Tem, o início do calendário dos saques não deixa de ser uma boa notícia. É que essas pessoas estavam esperando por esse dinheiro há muito tempo.

Algumas pessoas, por exemplo, estavam reclamando de bloqueios neste aplicativo. Assim, elas não estavam conseguindo movimentar o dinheiro em questão. Por isso, elas acabaram tendo que esperar até a liberação da quantia para poder usar o benefício.

De acordo com o Ministério da Cidadania, que responde pelo programa, as quantias do Auxílio seguem as mesmas. São quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. O Governo Federal afirma que ainda não há possibilidade de aumento desses números.

Prorrogação do Auxílio?

No entanto, dá para dizer que existe sim a possibilidade de uma prorrogação do benefício em questão. Pelo menos foi isso o que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em todas as última entrevistas que concedeu. E a imprensa vai dando coro para essa história.

De acordo com o jornal paulista O Estado de São Paulo, a Medida Provisória (MP) que vai permitir essa prorrogação está pronta. Agora, só faltaria enviar o projeto para o Congresso para que os deputados e senadores possam analisar a questão.

Ainda de acordo com o jornal, só estaria faltando decidir o tamanho desta prorrogação. Parte do Governo quer que o Auxílio dure por mais um ou dois meses. Outra parte, no entanto, prefere que o projeto se estique até o próximo mês de novembro. Agora é esperar para saber o que o Palácio do Planalto vai decidir. E ainda não há um prazo para isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.