GOLPE do Boleto falso ataca novamente; veja como não cair

Você conhece o golpe do boleto falso? Sabe como agem os criminosos e como se proteger? Veja tudo sobre este golpe e evite prejuízos financeiros. Os criminosos podem ser convincentes, mas é importante ficar atento com este tipo de fraude.

Veja também: Fim do auxílio emergencial 2021?

Como funciona o golpe do boleto falso?

Ao contrário de outros crimes de estelionato como intuito de roubar dados da vítimas ou dinheiro, este tipo de crime pode ser aplicado sem qualquer contato direto com a vítima.

Apesar de não ser novo, o golpe do boleto falso ainda faz muitas vítimas e ficar atento a maneira que os criminosos atuam é a primeira forma de se proteger.

Neste tipo de crime, os criminosos enviam um boleto para vítima de uma empresa que realmente a pessoa deve e o valor pode ser até parecido. Também é muito comum um tom alarmista de “pague agora”, “última chance” ou avisos similares.

Na realidade, se a vítima paga o boleto sua conta fica em aberto e o dinheiro ainda vai parar na conta dos criminosos. Por isso, desconfie de cobranças em boletos antes de sair pagando tudo que você recebe seja por e-mail ou qualquer outro meio.

Veja também: NOVO GOLPE do WhatsApp assusta os usuários do aplicativo

Como se proteger?

A informação de como funciona este tipo de crime é fundamental para se proteger, mas, além disso, é importante ficar de olho quando receber um boleto. Se o documento for enviado por e-mail, você deve perceber de qual e-mail você recebeu. O e-mail é oficial da instituição que você deve?

Uma maneira de saber isso é buscar o e-mail no site oficial ou no google. Em caso de desconfiança quanto ao boleto enviado, a recomendação é que você não pague e busque emitir um boleto nos canais oficiais.

Se o boleto for do cartão de crédito, por exemplo, é possível baixar o boleto direto no aplicativo do banco. Caso não seja possível baixar o boleto nem pelo site oficial ou antão pelo aplicativo, uma opção é solicitar o boleto por meio de uma central.

O processo pode até parecer mais longo ou trabalhoso, mas é importante para que você não caia em golpes.

Conclusão

O golpe do boleto falso não é novo, mas a desatenção e o dia a dia corrido é muitas vezes o prato perfeito para os criminosos. Por isso, antes de sair pagamento qualquer boleto por aí, faça um análise se o boleto recebido é verdadeiro ou não. Você não quer sair no prejuízo, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.