Golpe das milhas: saiba como atuam os criminosos e se proteja

Você já deve ter ouvido falar do golpe das milhas, certo? Saiba que este tipo de golpe tem sido mais comum e é aplicado em massa seja pelo e-mail ou por SMS. Entenda como o golpe funciona abaixo e veja como se proteger.

Veja também: NOVO GOLPE do WhatsApp assusta os usuários do aplicativo

Golpe das milhas: como funciona?

O golpe das milhas é um esquema criminoso que é aplicado em massa, com intuito de roubar dados das vítimas, o que pode pesar no bolso.

Os criminosos costumam enviar de uma vez diversas mensagens no celular e e-mail afirmando que há milhas para serem resgatadas e quem vencem em poucos dias ou até mesmo no dia que o aviso é enviado.

A sensação de urgência é criada para que a vítima não pense e rapidamente clique no link malicioso enviado pelos estelionatários. Clicando no link, além de correr o risco do computador ou celular ser infectado com vírus, a vítima ainda poderá ter seus dados roubados, caso os digite no falso site criado por fraudadores.

Há também relatos de pessoas que receberam SMS ou e-mail de empresas que não tinham relacionamento, isso acontece porque é muito mais fácil enviar o aviso em massa, do que selecionar as empresas e pessoas.

Cuidado: é muito comum que os sites e até os e-mails se pareçam com a empresa original na qual você é cliente, por isso é importante confirmar se de fato o e-mail é oficial ou não!

Com os seus dados, o que pode incluir o número do seu cartão de crédito e até a senha, os criminosos podem causar verdadeiros prejuízos financeiros entrando na sua conta e até clonando seu cartão.

Como se proteger?

Desconfie de e-mail ou SMS que indicam urgência para que você resgate suas milhas ou pontos, isto pode ser um indício de um golpe. Além disso, você deve sempre conferir as informações no site oficial da empresa e evitar clicar em links sem que tenha certeza de que de fatos são verdadeiros.

As ofertas são atraentes, mas essa é ideia, confundir a vítima diante de uma boa proposta e de algo que precisa ser resolvido logo. Caso fique na dúvida a recomendação é também buscar informações por meio dos canais oficiais das empresas como bancos e lojas, por exemplo.

Pode até parecer que o processo de confirmar informação dá mais trabalho, mas pode te ajudar, e muito, a não cair no golpe e evitar um prejuízo financeiro.

Em época de alta dos preços e economia instável, todo cuidado é pouco quando se trata de golpes financeiros!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.