Gestão Financeira Pessoal – Dicas Relevantes

 Faça a sua gestão financeira pessoal 

É muito importante que a gestão financeira pessoal seja feita de forma dinâmica e atualizada, ao passo que o cartão de crédito sem anuidade pode ser inserido em seu planejamento financeiro, considerando diversos fatores e amparando e seus objetivos em longo prazo.

Tenha clareza sobre a sua situação financeira atual

Para isso, é necessário que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual com a finalidade de direcionar seus objetivos para que sejam alcançados em curto, médio e longo prazo.

Elabore um controle por meio aplicativo, planilhas ou anotações em cadernos

Primeiramente, elabore um controle mensal. Sendo assim, você pode baixar um aplicativo de finanças, utilizar uma planilha de excel ou anotar seus gastos em um caderno, já que o importante é que controle esse fluxo.

Defina suas metas pessoais 

Defina suas metas e objetivos. Geralmente, a primeira meta de um iniciante nos planejamentos financeiros é viabilizar uma reserva de emergência. Sendo muito importante para lidar com situações não controláveis.

Já seus planos pessoais devem ser direcionados por prazo de tempo, para que possa planejá-los financeiramente.

Questione seu hábito de consumo atual 

Suas compras pessoais devem ser planejadas para que possa alcançar seus objetivos, direcionando valores economizados para essa finalidade.

Sendo assim, direcione seus gastos e pense sobre a necessidade de comprar algo. Decerto, apenas o fato de pensar sobre a necessidade de uma compra já diminui os impulsos de consumo. Além disso, evite comprar supérfluos e direcione seus hábitos para trocas econômicas.

Faça trocas financeiramente inteligentes 

Por exemplo, troque um cartão de crédito tarifado e uma conta bancária tradicional por produtos bancários sem anuidade, oferecidos pelas fintechs. 

Ou ainda, pode cancelar uma assinatura de TV a cabo e assine um streaming. São pequenas mudanças que fazem a diferença em longo prazo. 

Busque conhecimento sobre educação financeira e investimentos

Buscar por conhecimento sobre educação financeira e investimentos é algo rentável e pode amparar a sua vida em longo prazo. Já que esse conhecimento irá ajudar para que a sua relação com o dinheiro seja positiva, bem como, é uma maneira segura de diversificar investimentos.

Tenha paciência com o seu processo

Entenda que você deve focar nos hábitos para que tenha resultados em longo prazo. Sendo assim, mudar nossos hábitos requer uma nova visão sobre o assunto e isso pode levar tempo. 

Portanto, atente-se às suas mudanças e recomece sempre que for necessário. O planejamento financeiro requer esforço e nenhum processo humano é totalmente linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.