Geografia no vestibular UNESP: aquilo que mais cai

Geografia no vestibular UNESP: tópicos mais abordados

A Universidade Estadual Paulista possui um dos vestibulares mais disputados de todo o Brasil. Assim, fica claro que para garantir a sua aprovação, você deverá estudar todas as matérias cobradas com muita atenção. 

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com os tópicos mais cobrados dentro do exame de Geografia do vestibular da Unesp, tanto na primeira como na segunda fase. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

Geografia no vestibular UNESP: o que mais cai

  • Políticas e sistemas econômicos: esse assunto está diretamente relacionado à tópicos das atualidades. Assim, é fundamental que você saiba o que está acontecendo na economia das principais potências mundiais, como os Estados Unidos, e nos principais blocos econômicos, como a União Europeia e o Mercosul. Você também deve dominar alguns conceitos de economia, como macroeconomia, microeconomia, acordos de livre comércio, sistema capitalista e sistema socialista. Estude com atenção também os principais modos de produção, como o fordismo, o toyotismo, o volvismo e o taylorismo.
  • Globalização: os sistemas de transporte e comunicações avançaram muito nos últimos anos e o termo, que foi criado nos 80, ganhou forma e sentido, na medida em que não importa onde você esteja, milhares de eventos estão acontecendo e tudo se torna público em questão de segundos. Os sistemas geográficos, políticos e econômicos se integram e interagem, dando a entender que vivemos em uma única comunidade. É fundamental que você domine o conceito de globalização e as suas consequências em eventos da atualidade.
  • Blocos econômicos: apesar de o tópico estar diretamente conectado às políticas econômicas, é fundamental que você separe um tempo dos seus estudos para descobrir com atenção quais são os principais blocos da atualidade e como eles funcionam. 
  • África e Oriente Médio: é importante que você se mantenha informado sobre os conflitos que ocorrem nesses dois locais, bem como sobre a exploração de petróleo que neles é realizada e os acordos econômicos existentes entre alguns países da África e do Oriente Médio e o Brasil.
  • Brasil: é importante que você esteja por dentro das questões referentes ao relevo, ao clima, à vegetação e à hidrografia do Brasil. Ainda, temas atuais como a agropecuária, a urbanização e o desenvolvimento das indústrias são extremamente cobrados na prova de geografia do vestibular Unesp. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.