A Globalização: resumo para as suas provas

A Globalização: vai cair nas suas provas

A Globalização é um fenômeno atual e que possui como principal característica o fato de estar em constante transformação.

Esse tópico é extremamente abordado pela prova do ENEM e pelos vestibulares, tanto em questões de história e de geografia, como em questões de atualidades e de sociologia. 

Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características desse fenômeno para garantir um alto desempenho em suas provas. 

A Globalização: Introdução 

A globalização é um termo utilizado para se referir às constantes mudanças ocasionadas pelo sistema capitalista desde o seu surgimento, evento que ocorreu, segundo alguns estudiosos, no século XV. Porém, o termo é muito usado para se referir ao momento vivido por nós atualmente, com a consolidação desse sistema econômico, que é responsável por provocar uma constante diminuição das barreiras econômicas e políticas entre os países. 

Essa diminuição pode ser apontada como um fenômeno do desenvolvimento dos meios de transporte e dos meios de comunicação, principalmente a Internet.

É importante ressaltar também que a globalização é um fenômeno que se encontra em constante transformação, ou seja, não podemos afirmar que ele se refere à um processo único que ocorreu em determinado momento. Isso porque, a integração mundial cresce a cada dia desde o surgimento do sistema capitalista. 

A Globalização: Contexto Histórico

Estudiosos afirmam que o processo de globalização teria se iniciado no século XV, com o fenômeno das Grandes Navegações, em que o desenvolvimento dos meios de transporte e de localização permitiram a conexão entre a Europa e outros continentes. 

Porém, o termo globalização só passou a ser utilizado na segunda metade do século XX, com a decadência da Guerra Fria e com o desenvolvimento da Terceira Revolução Industrial, também denominada de Revolução Técnico-Científica. Essa revolução permitiu que os avanços tecnológicos se intensificassem em escala global, acompanhada pela  difusão da Internet e dos aparelhos eletrônicos. 

A Globalização: Sociedade

A população mundial pode sentir o impacto da globalização no seu cotidiano principalmente através do aprofundamento das relações econômicas, culturais e sociais entre diferentes povos de todo o mundo. Esse fenômeno ocorre principalmente através do desenvolvimento dos meios de comunicação, como a televisão e o celular, uma vez que uma pessoa dos Estados Unidos pode se comunicar com alguém da Rússia de forma instantânea.

Essa integração proporcionada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação fez com que estudiosos concebessem o termo aldeia global. Isso porque, a palavra aldeia se refere à um local pequeno e em que as pessoas vivem próximas umas das outras . Assim, essa seria uma metáfora para as consequências da globalização na sociedade, em que ocorre a integração mundial por meio das tecnologias.

A Globalização: Economia 

Uma das principais consequências da globalização na economia é a união financeira entre diversos países, especialmente através dos blocos econômicos, como o Mercosul e a União Europeia

Com essas uniões, a concorrência mundial pela oferta de produtos e serviços sofre um considerável crescimento, acompanhada por uma maior exploração da mão-de-obra e por um aumento da desigualdade entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.