Geografia: Entenda o que é a Agricultura Familiar 

A agricultura familiar é muito popular no Brasil, trata-se da agricultura desenvolvida em pequenas propriedades de terra, realizada por pequenos agricultores. 

O trabalho no campo serve como forma de subsistência e uma maneira de angariar o sustento familiar através do comércio para parte da população. 

Agricultura familiar poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Por isso vale a pena ficar ligado nesse tema, acompanhe!

Agricultura familiar – Importância

A importância da agricultura familiar, além do sustento das famílias do campo, boa parte dos alimentos consumidos no Brasil são oriundos da atividade. 

Durante o processo de cultivo e extrativismo, são colocadas em prática técnicas tradicionais e conhecimento popular na gestão agricultora. 

Ademais, as famílias comercializam os produtos que plantam, transformando a agricultura em uma fonte de renda familiar, uma das formas de trabalho no campo. 

Trata-se de uma atividade que serve como geração de renda e empregabilidade nas zonas rurais. Por conta disso, há uma melhora nos níveis de sustentabilidade na agricultura, corroborando para melhorar a qualidade do produto. 

Agricultura familiar no Brasil

No território brasileiro 85% das propriedades do campo utilizam-se da agricultura familiar. A maioria encontra-se na região Nordeste do país. 

Contudo, a agricultura familiar vem sendo impactado pela agronegócio, corroborando para o desenvolvimento de problemas sociais e econômicos no campo. 

O agronegócio que tem como principal visão o lucro, assim como a mecanização da produção, levaram os trabalhadores do campo a migrarem para as grandes cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural.

Como o lucro é o principal foco do agronegócio, o uso de agrotóxicos e a monocultura em grandes posses, tem corroborado para os problemas que as famílias do campo enfrentam.  

Contudo, as famílias rurais que resistem aos modelos atuais de produção, colaboram positivamente na diminuição dos impactos ambientais. 

Por conta disso, em 2006, através da Lei n.° 11.326 que estabelece bases para definir uma política pública eficientes para agricultura familiar. Ainda de acordo com o Art. 4:

Art. 4º A Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais observará, dentre outros, os seguintes princípios:

I – descentralização;

II – sustentabilidade ambiental, social e econômica;

III – eqüidade na aplicação das políticas, respeitando os aspectos de gênero, geração e etnia;

IV – participação dos agricultores familiares na formulação e implementação da política nacional da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.

Ademais, a agricultura familiar consiste na produção de diversos produtos. Dessa forma, o comércio de frutas, legumes, verduras, animais espalham-se pelos quatro cantos do país. 

Agricultura familiar – Sustentabilidade

A agricultura familiar devido suas práticas tradicionais tem pouco impacto ambiental. Tornando-se um grande trunfo da sustentabilidade e responsabilidade ambiental. 

Em contrapartida, o agronegócio visando o lucro e o comércio massificado, utiliza-se de métodos nocivos ao meio ambiente devido os impactos oriundos do desmatamento e uso de agrotóxicos por exemplo. 

Por conseguinte, a poluição e desertificação do solo são grandes problemas ocasionados pelo agronegócio. contudo, ele tem sido o meio mais utilizado no país. 

Por fim, o governo acaba atuando em programas para garantir a continuidade e desenvolvimento da agricultura familiar, como o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Garantia Safra.

Conheça também  – Atualidades: A realidade do uso de agrotóxicos no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.