Gatilho mental do comprometimento: Como ele pode lhe ajudar?

gatilho mental do comprometimento pode ser um forte aliado para todos nós. Através dele nós conseguimos criar uma maior organização para a nossa rotina e obrigações, uma vez que nos comprometemos, diante de outra pessoa, que iremos cumprir determinada tarefa.

Se você ainda não conhece os “poderes” desse gatilho mental, acompanhe este guia e saiba mais sobre o assunto!

O que é o gatilho mental do comprometimento?

O gatilho mental do comprometimento nada mais é do que o gatilho proveniente do comprometimento que apresentamos diante de outra pessoa.

Por exemplo, quando você só pensa que quer emagrecer, as chances de procrastinar são bem grandes. Porém, quando você se compromete com outra pessoa, dizendo em alto e bom tom que irá emagrecer X quilos até o dia X, o gatilho mental entra em ação.

No segundo caso é uma breve pressão pelo fato de outra pessoa saber do seu compromisso. E isso faz com que você acabe se esforçando ainda mais, fugindo da ideia de procrastinar.

É o mesmo o que acontece em um trabalho, por exemplo. Se alguém cobra os seus resultados, há maiores chances de você se comprometer com mais afinco. Se não há cobrança alguma, você pode até se esquecer de cumprir determinadas tarefas.

Como o gatilho mental do comprometimento pode ajudar?

Entendido o que é o gatilho mental do comprometimento, vem o questionamento: mas como, de fato, ele pode ajudar no dia a dia? Veja alguns fatores atrelados a esse gatilho:

1. Foco nos resultados

Quando nos comprometemos com outras pessoas, passamos a focar nos resultados com mais afinco. Desejamos alcançar aquilo que prometemos que atingiríamos, e isso faz com que a nossa mente fique ancorada no resultado final.

Isso, no longo prazo, nos ajuda a impulsionar a nossa carreira, seja ela acadêmica ou não, uma vez que estaremos sempre dispostos a ir além, em busca de resultados promissores.

2. Organização e prazos

Conseguimos nos organizar melhor com relação aos prazos, afinal, dizemos para alguém que terminaríamos tal demanda até o dia X. Isso cria uma urgência em nossa mente, fazendo com que nos esforcemos cada vez mais para manter tudo organizado e dentro do prazo estipulado.

3. Diminui as chances de haver procrastinação

Por conta da organização e do foco nos resultados, as chances de haver procrastinação diminuem consideravelmente. Você estará com a sua mente ancorada na execução e no desejo de concluir a tarefa, não nas dores que ela pode proporcionar no meio do caminho.

Por isso, investir nesse tipo de gatilho é uma forma de impulsionar a sua carreira e até mesmo a sua vida pessoal.

O gatilho mental do comprometimento não é “ligar para o julgamento”

Entenda que esse gatilho mental não é o mesmo que ter medo do julgamento alheio, mas sim, é um comprometimento que você cria como um desafio para você mesmo. Se o intuito é “provar algo a alguém”, talvez o caminho percorrido esteja equivocado.

Entenda a diferença e busque usar o gatilho mental do comprometimento como seu aliado, e não inimigo autoritário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.