Frustração ao chegar no topo da carreira: Por que isso acontece?

Você realizou um sonho, mas se sente frustrado? Veja as nossas considerações sobre isso.

frustração ao chegar no topo da carreira está presente na vida de milhares de pessoas que, todos os dias, questionam-se sobre o “próximo passo”. Afinal, o que fazer depois de atingir um objetivo? Como lidar com a sensação de que “chegou lá”?

Para responder a esses questionamentos, é de suma importância que você volte a sua atenção para as suas emoções e desejos. Assim, será mais fácil viabilizar um conhecimento sobre si.

Mas de qualquer modo, no decorrer deste texto também apresentaremos algumas reflexões úteis para você. Acompanhe conosco.

Por que a frustração ao chegar no topo da carreira acontece?

São anos e anos estudando em uma graduação e, depois, na pós. São muitos congressos e palestras assistidas, com o intuito de desenvolver conhecimentos e habilidades importantes para a carreira.

Ao longo das semanas, as horas de trabalho parecem não ter fim. A pilha de atividades só aumenta, e você a segue à risca. Isso porque, nos pensamentos, você enxerga o seu objetivo final como a mola propulsora para aguentar a pressão do trabalho.

Em um belo dia, você é promovido. Finalmente! Chegou na posição que tanto almejou e tanto lutou para alcançar. Mas… E agora?! O que vem depois? Uma rotina regrada e repetitiva? E para onde essa rotina vai levar você?

Bem, é diante desses questionamentos, costumeiramente, que as pessoas tendem a sentir a frustração ao chegar no topo da carreira. Afinal, agora que “estão lá”, caminham em uma direção horizontal, e não vertical. Ao menos, aparentemente.

E essa sensação de não ter mais chances de crescer pode ser desgastante. Você pode, inclusive, sentir que a sua vida estacionou… Você pode, até mesmo, pensar que o caminho até ali é que era valioso e rico. A chegada, não é tão importante…

Mas, na realidade, não é bem assim. Devemos compreender que, acima de tudo, nós seres humanos nunca vamos nos sentir 100% satisfeitos. Então, mesmo que atinjamos um sonho em específico, estaremos sempre, em certa medida, “frustrados”. Frustrados por perceber que não era tudo aquilo, ou por se dar conta que se quer mais.

Por isso, a frustração ao chegar no topo da carreira é bastante comum. Você não precisa se culpar por senti-la. Ela faz parte, inclusive, das descobertas que você terá a partir de agora. Pois ela pode ser a mola propulsora para a criação de novas metas, sonhos e sentidos para a vida.

Portanto, pare de se culpar por sentir essa frustração! Ela faz parte da construção da sua história – tente ouvi-la melhor.

Como lidar com essa frustração?

Como dito acima, a frustração ao chegar no topo da carreira não deve ser vista como um problema sem solução, mas sim, como um pilar para uma nova construção. Use-a como uma força motriz para pensar em novos planos e desejos para a sua vida.

Pense em quais atividades e tarefas você poderá se dedicar a partir de agora. Pense nos seus planos pessoais, e curta o topo profissional exatamente como ele está. Tente visualizar novos passos, sonhos e metas para a sua vida como um todo, e crie motivos para persegui-los.

Embora essas ações não derrubem a frustração, elas ajudam a criar novamente um “gás” no seu coração, em prol de novos caminhos para serem seguidos.

Não desista de você só porque “chegou lá”. Ainda existem muitos destinos finais para se alcançar. Aproveite a viagem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.