Franquias de artesanato com baixo custo: confira como escolher a sua

Saiba mais detalhes sobre este nicho perfeito para ter o próprio negócio

O ramo de arte e artesanato é um setor do modelo de franquias que abre espaço para o desenvolvimento de ideias originais e criativas. Para isso, conta com inúmeras oportunidades e plataformas que contribuem os bons resultados financeiros. Segundo especialistas da área, por exemplo, a indústria criativa dos EUA movimenta mais de 44 bilhões de dólares anualmente, com crescimentos constantes ao longo dos anos.

Geralmente, o trabalho exercido nesse ramo é bem flexível e passível de acomodar na rotina diária do franqueado. Aliás, os pensamentos criativos, inclusive, podem surgir nos momentos mais inesperados do dia, como após o jantar, na hora da faxina, antes dos filhos acordarem etc.

Franquias de artesanato com baixo custo: confira como escolher a sua. Foto: Canva Pro

Saiba mais sobre franquias de artesanato

Por isso, é importante que você, como franqueado, tenha alguma identificação com o tipo de serviço que escolher. Afinal, o exercício inventivo será constante e, muitas vezes, desafiador, exigindo, assim, habilidades intrínsecas ao seu perfil pessoal.

Ainda, é fundamental que o nicho escolhido possua boa reputação no mercado. Com isso, há uma disponibilidade mais fácil dos itens necessários para o desenvolvimento do negócio. Assim, para que você consiga obter mais lucro no seu empreendimento, o ideal é investir em produtos que sejam elaborados com componentes acessíveis.

Além disso, é ideal investir em um público de interesse dentro das camadas da população geral. Assim, sempre deve levar em consideração: gênero, idade, áreas de interesse, gostos ou desgostos, necessidades e desejos do público certo.

Um ponto interessante, de avaliar, antes de iniciar o negócio é que as franquias de artesanato costumam ser de baixo custo. Portanto, a maioria das empresas que estão inclusas nessa classificação apresentem dois problemas em especial: concorrência e originalidade.

Primeiramente, como é um modelo barato, uma maior quantidade de pessoas estará apta para realizar um investimento, aumentando, assim, o número de concorrentes. Em segundo lugar, como a maioria dessas pessoas também estarão exercendo ao máximo as suas habilidades criativas para construírem coisas semelhantes, a originalidade passa a ser difícil de ser implementada.

Contudo, as vantagens ainda são maiores que as desvantagens. Por isso, selecionamos algumas opções de franquias de artesanato para você escolher bem a sua.

Young Rembrandts

É uma empresa franqueada em 1997 e que oferece serviços de aulas e assessoramento para o desenvolvimento artístico das pessoas em geral. No entanto, o público-alvo é o infantil.

A Young Rembrandts, então, trabalha com educação artística. Para isso, costuma ter associação com instituições locais para exercer as suas funções, como escolas e centros comunitários. Ainda, a franquia pode oferecer workshops para a produção de artesanatos em geral.

Investimento inicial mínimo: 41 mil reais

Center Panos é uma das franquias de artesanato que traz soluções para a área

É uma franquia fundada em 2003 e tornou-se uma franquia no ano de 2013. A sua atuação conta com soluções para o desenvolvimento de artesanato e decoração que obrigatoriamente acompanham as tendências mundiais de produtos. Além disso, o monitoramento é feito por um sistema com tecnologia de ponta que foi criado após anos de análises e de pesquisas de mercado.

Atualmente, já contempla 15 mil itens que são muito buscados pelos consumidores. Aliás, há a divisão de categorias destes produtos. Confira: decoração em geral, tecidos, pinturas e apliques, MDF etc.

Investimento inicial mínimo: 80 mil

Mãos de Cera

Fundada em 1999, a empresa de artesanato oferece experiências na criação de objetos à base de cera. A produção é feita com uma cera especial, antialérgica e sem toxicidade. Dessa maneira, o uso é ideal para fazer moldes nas mãos das pessoas. Principalmente em eventos infantis, como aniversários.

O processo de criação dura em torno de 4 minutos. Além disso, existem várias cores e acessórios que podem tornar o momento ainda mais divertido.

Investimento inicial mínimo: 65 mil reais

Arte Global é uma das franquias de artesanato com público-alvo infantil

É uma empresa que oferece um programa de arte completo que tem como público-alvo, as crianças. A franquia foi fundada em 1999 por um investidor chamado Mahair Goh e sua metodologia acabou ganhando espaço no mundo inteiro.

A Arte Global tem como objetivo principal aprimorar o potencial artístico dos pequenos. Para isso, possui estratégias próprias e eficientes para realizar os estímulos corretos e necessários para as crianças. Atualmente, são mais de 550 centros de treinamento espalhados por 18 países do mundo, incluindo o Brasil. De acordo com os registros, mais de 120 mil alunos já passaram pelo treinamento com sucesso.

Investimento inicial mínimo: 50 mil reais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.