França detecta nova variante do coronavírus que escapa de testes PCR

A França detectou nesta segunda-feira (15) uma nova variante do coronavírus que não é identificada em testes do tipo PCR. Denominada Clade 20C, a nova cepa foi encontrada em oito pacientes na região da Bretanha, no noroeste do país.

Em comunicado à imprensa, o Ministério da Saúde da França disse que a nova variante foi detectada em oito de 79 pacientes testados para Covid-19 no Centro Hospitalar Pierre-le-Damany, em Lannion, na última sexta-feira (13).

Inicialmente, os oito pacientes apresentavam todos os sintomas da Covid-19, mas seus testes PCR sempre davam resultado negativo, o que causou estranhamento nos médicos. Para identificar a presença do coronavírus, foram realizados testes serológicos e coleta de matéria biológica nos pulmões, um processo demorado e invasivo.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, disse a nota do ministério.

Variante não detectada em testes PCR está em análise na França

As análises iniciais da nova cepa não são suficientes para as autoridades médicas avaliarem se a variante é mais transmissível ou severa que as demais. No entanto, a variante apresenta 9 mutações quando comparada à cepa do coronavírus dominante em 2020.

“Investigações aprofundadas estão em andamento para entender melhor essa variante e seu impacto. Também serão realizados experimentos para determinar como essa variante reage à vacinação e aos anticorpos desenvolvidos durante infecções anteriores”, anunciou o Ministério da Saúde.

Os profissionais de saúde franceses foram avisados, assim como as autoridades do país.

“Finalmente, como precaução, as autoridades locais estão intensificando as medidas para conter a transmissão do vírus, por exemplo, acelerando a vacinação, lembrando às pessoas da importância de gestos de barreira ou limitando as reuniões”, informou a nota do Ministério da Saúde.

França deve anunciar novas medidas contra o coronavírus

No total, a França registrou 4,078 milhões de casos e 90,78 mil mortes por Covid-19. O país, no momento, enfrenta uma nova onda de infecções e óbitos, sobretudo na região metropolitana de Paris, onde foram contabilizadas 333 mortes por Covid-19 nesta segunda.

A expectativa é que o presidente Emmanuel Macron anuncie novas medidas restritivas para conter o avanço da coronavírus na França.

“Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou Macron nessa segunda-feira antes de ser informado sobre a variante Clade 20C.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.