Governo abre inscrições para programa de qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para o programa Qualifica Mais-Emprega Mais, que promove a qualificação de jovens de até 29 anos por meio de cursos on-line. O programa é uma iniciativa dos ministérios da Educação (MEC) e da Economia que visa preparar os jovens para o mercado de trabalho, no sentido de “auxiliar o aluno na entrada e permanência em empregos no mercado de trabalho formal”.

De acordo com o MEC, a primeira fase, que funcionará como um projeto-piloto, contará com a oferta de três cursos na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Desse modo, os interessados poderão optar por curso de programador de sistemas, de programador web ou de programador de dispositivos móveis. Ao todo, a oferta do programa é e 6.069 vagas. Os cursos são gratuitos e têm a duração de 200 horas.

Público-alvo e datas

Para se inscrever é preciso ter ensino médio completo e até 29 anos. Além disso, é preciso residir em uma das regiões metropolitanas nas quais haverá a oferta dos cursos. De acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, serão contempladas as seguintes cidades: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

A seleção de alunos será feita por meio da plataforma EduLivre. Assim, na plataforma, os candidatos devem completar uma trilha educacional, na qual irão entrar em contato com o contexto do mercado de trabalho no qual desejam se inserir. Os candidatos terão até o dia 11 de abril para realizar o cadastro e concluir a trilha. 

Posteriormente, os candidatos selecionados serão notificados por e-mail a partir do dia 15 de abril para a pré-matrícula e para a confirmação de matrícula que deve ser feita a partir da mesma data. O início das aulas dos cursos EaD está previsto para o dia 10 de maio. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre o Qualifica Mais-Emprega Mais.

As informações são da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre UFRR divulga oferta de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.