Formigamento nas mãos e braços pode indicar problemas de circulação

photo-1523032706561-36a9a42329de

Quem nunca sentiu uma sensação de formigamento ou dormência nos membros?! A pesar de esta condição ser bem comum, quando aparece frequentemente ou de forma intensa pode estar associada a problemas de circulação, inclusive, como sintoma de outras doenças graves.

Visto que as mãos e os braços são regiões com muitas terminações nervosas, o formigamento pode acontecer de forma mais recorrente nestes membros. Além disso, estes locais são extremamente sensíveis, o que faz qualquer alteração no funcionamento dos nervos, resultar em reações atípicas.

Junto ao formigamento, sintomas como cansaço excessivo, dor no peito e até dificuldade na fala podem indicar outras complicações. Veja o que pode ser:

Problemas de circulação

A deficiência na circulação do sangue ou comprometimento das veias e artérias pode levar à sensação de formigamento. Este sintoma pode ser bem comum ao acordar, devido à posição que o corpo fica durante um longo período.

Além do formigamento, pessoas com problemas de circulação podem apresentar também dor e formação de úlceras na região afetada.

Uso de remédios, meias elásticas e até cirurgias são abordagens para tratar a alteração da circulação sanguínea.

Leia mais: Como melhorar a circulação sanguínea – Veja dicas importantes

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Em alguns casos, a sensação de formigamento pode ser um dos primeiros sintomas do Acidente Vascular Cerebral, o AVC.

Outros sinais como falta de força em um dos lados do corpo, dificuldade para falar e até a boca torta indicam o acometimento do derrame.

Durante esta ocorrência, a busca pelo atendimento de forma urgente pode evitar sequelas graves.

 

Esclerose múltipla

A esclerose Múltipla também apresenta o formigamento como consequência, já que causa a degradação gradual das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal.

A doença, considerada uma condição autoimune é controlada com base em medicações como o Interferon ou a Mitoxantrona.

Mulheres têm risco três vezes maior de desenvolver a esclerose múltipla do que homens, além disso, fatores hereditários, agravações de outras doenças como Tireoide, Diabetes, Psoríase e infecção pelo vírus de Epstein-barr; elevam as chances de ocorrer à esclerose.

Epicondilite lateral

Esta inflamação no os músculos e tendões do cotovelo, denominada como Epicondilite lateral, também faz o indivíduo sentir formigamentos pelos membros.

Este quadro está relacionado à compressão do nervo ulnar e pode ser tratada com sessões de fisioterapia, anti-inflamatórios e até com a aplicação de compressas geladas.

A Epicondilite lateral acaba sendo bem comum em atletas, como os jogadores de tênis e pessoas que trabalham em linhas de montagens.

 

Como saber qual doença causa o formigamento?

photo-1586423669195-d9df98e5a20e

O diagnóstico correto do formigamento deve ser feito por um médico, que pode solicitar desde exames de sangue até eletromiograma para avaliar a atividade dos músculos do braço e das mãos.

O mais indicado, é que esta sensação não seja preterida, visto que pode ser apenas um indício de que há algo errado no organismo.

Outras disfunções que geram o formigamento podem estar associadas à Hipotireoidismo, Diabetes descontrolada, Infarto, Deficiência de vitaminas, Cisto sinovial Síndrome do túnel do carpo e Enxaqueca com aura.

 

Veja também: Dor intensa no fundo das costas é sinal de que há algo errado com o nervo ciático

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.