Dor intensa no fundo das costas é sinal de que há algo errado com o nervo ciático

photo-1582088506970-81cfad247a8e

Com o passar dos anos é comum um adulto ou idoso apresentar algum incomodo na região das costas, entretanto, quando elas surgem de forma intensa pode ser sinal de que há algo errado com o nervo ciático.

O nervo ciático é o maior tendão do corpo humano, abrangendo desde o final da coluna, glúteos, posterior da coxa, joelhos até os pés.

Quando sintomas como formigamento e pontadas surgem neste trajeto, é devido à compressão ou até inflamação no nervo, que além desses sinais, também resulta na dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar.

Causas da dor ciática

A compressão no nervo pode resultar na dor intensa no fundo das costas, glúteos, pernas, inclusive, ao se esticar ou andar.

Esta compressão pode ser ocasionada pela presença de uma hérnia de disco lombar, um aperto no canal onde passa a medula óssea, desalinhamento da vértebra e até após o aumento do tônus do glúteo, através da contratura do músculo piriforme.

Grávidas também costumam apresentar dor no local, já que o rápido aumento de peso e crescimento da barriga pode levar à compressão do nervo.

Tratamentos

photo-1519823551278-64ac92734fb1

Os tratamentos para aliviar as dores causadas pela compressão ou inflamação do nervo ciático são diversos. Incluindo desde exercícios físicos até cirurgias.

O recurso adotado será de acordo com o diagnóstico e grau de anormalidade do nervo de cada paciente. Os mais comuns são:

  • Medicações: O uso de remédios para aliviar a dor no nervo ciático ou provocar um relaxamento muscular é bem comum para pacientes que sofrem com este problema, entretanto, já é indicado para casos mais leves. Vitaminas do Complexo B também podem ser bem úteis, já que atuam na qualidade dos nervos do corpo.
  • Exercícios e Fisioterapia: Alongamentos e atividades para o fortalecimento muscular são ideais para quem sofre com a dor no ciático, já que além de tonificar a coluna e abdômen, também aumentam a circulação sanguínea e produção do hormônio endorfina, que acaba diminuindo a sensação de dor. Trabalhar a postura correta com a Reeducação Postural Global (RPG), também é bem indicado.
  • Tratamentos alternativos: Sessões de acupuntura, massagens, reflexologia, osteopatia ajudam a aliviar a dor no local, além de promover uma sensação de bem estar. Geralmente estes recursos são utilizados em complemento a outros tratamentos.
  • Cirurgia da Coluna: Em casos mais extremos pode ser necessário que o indivíduo seja submetido a uma cirurgia na coluna. Este procedimento pode ser usado para retirada de uma hérnia de disco, que causa a compressão no local, como também, para colar uma vértebra na outra.

Existe prevenção para a dor no nervo ciático?

photo-1540206276207-3af25c08abc4

Algumas práticas diárias podem reduzir os riscos de problemas no nervo ciático, entre elas, os alongamentos, pilates, hidroginástica, inclusive, manter a postura sempre ereta quando estiver sentado.

Controlar o peso e cuidar da alimentação também são excelentes estratégias de prevenção, já que o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, reduzem as chances de inflamação não só no nervo, com em todo o organismo.

 

Leia mais: Confira dicas do Detran para evitar dor na coluna ao dirigir

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.